JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Minas Gerais registra 56 casos de violência por dia em instituições de ensino

Na tentativa de frear o problema, o governo do Estado sancionou uma lei que institui uma política estadual de promoção da paz nas escolas

19/09/2019 - 00:00:00.

De janeiro a junho deste ano, os órgãos de segurança foram acionados 10.134 vezes para registrar crimes como furtos, ameaças e agressões em instituições de ensino do Estado, uma média de 56 casos por dia, conforme levantamento feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com reportagem publicada no jornal O Tempo, o número é 6,3% maior do que o computado no mesmo período de 2018. Para além do dano ao patrimônio, nos casos de invasão de criminosos nas escolas, a hostilidade e o desrespeito levam medo à comunidade escolar e desestimulam professores.

Na tentativa de frear o problema, o governo do Estado sancionou, no fim de julho, a Lei 23.366, que institui uma política estadual de promoção da paz nas escolas, com diretrizes para prevenção e enfrentamento da violência. Segundo a Sejusp, a insegurança atinge instituições públicas e privadas.

A Lei 23.366, que institui uma política de promoção da paz nas escolas estaduais de Minas Gerais – com diretrizes que podem ser replicadas nas unidades municipais –, prevê ação mais efetiva dos órgãos de segurança pública para o enfrentamento à violência. Pelo texto, sancionado pelo governador Romeu Zema em 25 de julho, deve ocorrer uma atuação conjunta das polícias Civil e Militar e do Poder Judiciário para garantir a segurança nas instituições de ensino. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia