GERAL

4° Feira de Desenho é realizada neste sábado com exposição de mais de 1,3 mil peças

Além da mostra haverá oficinas de arte, feirinha de artesanatos, produtos veganos e livros e apresentações culturais

Raiane Duarte
Publicado em 17/09/2019 às 17:08Atualizado em 18/12/2022 às 00:17
Compartilhar

Foto/Divulgação

Desenhos sendo separados e organizados para a 4° edição a feira 

Será realizada neste sábado (21) a 4° edição da Feira de Desenho, evento gratuito e aberto para toda população. A feira ocorre das 13h às 17h na Escola Estadual Humberto Marechal Castello Branco, localizada na rua Padre Leandro, 121, no bairro Estados Unidos.

O evento será aberto com uma apresentação musical do cantor Peixinho. Além da mostra, haverá oficinas de arte, das 14h30 até às 16h, cujas inscrições serão feitas no local até às 14h30. O espaço também contará com uma feirinha de produtos sustentáveis, como artesanatos, livros e produtos veganos. Haverá lanche, sorteio de brindes e apresentações culturais.

A feira reúne obras variadas de pessoas de todas as idades e é um evento com o intuito de expor. Uma das idealizadoras do projeto, professora de artes Elisa Carvalho explica que “nenhum desenho é recusado, não é um concurso, não há premiação e nem recusa dos desenhos, a proposta é expor a arte de cada um, seja profissional ou não”.

O tema escolhido para a mostra foi “Reflorestando a Arte e a Vida”. “A data coincidiu com o Dia da Árvore e nós pensamos em fazer algo relacionado à natureza, então fizemos um levantamento de ideias e a vencedora foi a questão do reflorestamento; reflorestar a arte, a vida, no sentido de possibilitar plantar sementinhas em cada pessoa, sementinhas da arte, sementinhas da livre expressão e sementinhas da criatividade”, conta Elisa.

Neste ano foram recebidos pela comissão organizadora aproximadamente 1.335 peças, desde a segunda quinzena de agosto até o dia 6 de setembro. Os desenhos foram todos feitos em papel A4 e serão distribuídos pela escola em varais, dentro de sacos plásticos transparentes, para evitar danos.

Organizada sem fins lucrativos pelo Coletivo Cultura Plural, que é composto por professores e apaixonados pela arte voluntários, o evento é totalmente gratuito e depende do apoio da comunidade para sua realização. Parte das despesas estão sendo custeadas por uma campanha de arrecadação online, que conseguiu R$ 1.405 de diversos doadores, onde cada um colaborou com uma quantia.

A Feira de Desenho cresce a cada edição. Em 2016 foram recebidos 400 peças e cinco oficinas de arte oferecidas, público estimado 200 pessoas. Já em 2017 foram 700 desenhos, seis oficinas de arte oferecidas, com público estimado 350 pessoas. Já no último ano foram 1.200 desenhos expostos, oito oficinas de arte e público estimado 800 pessoas.

Confira as oficinas disponíveis:

Serão oferecidas gratuitamente as oficinas de turbante, com Larissa Monteiro; desenho, com Toninho Cartoon; origami, com Edmilson Santigo; arte e árvores, com Renato Muniz e Mara Santina; grafite, com Clayton Tomaz; teatro, com Hudson Salustiano; desenho, com Pedro Afonso; rap, com MC Toi; palavra falada, com Alessandro Dornelos; corpo e poesia, com Wellington Sabino. Além disso ainda haverá uma palestra sobre Fotografia, uma roda de conversa sobre crochê e bordado e pintura facial.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por