A última semana foi de calor extremo, com a máxima girando em torno de 35°C a 39°C. A umidade relativa do ar alcançou 11%, porcentagem semelhante ao encontrado em áreas de deserto, que varia entre 10% e 15%. Nesta semana o calor permanece e a climatologia Wanda Prata explica que estas temperaturas são causadas por uma frente quente.
“Neste final de semana, de sábado para domingo formou-se uma frente quente lá no sul e as temperaturas vão continuar aquecidas, porque o anticiclone em nível médio continua ganhando força. É um estado mesmo de emergência, porque a umidade relativa do ar está muito baixa”, esclarece Prata.
Também não há previsão de chuva para essa semana. “Há um bloqueio no sul e não chove dentro do continente. As frentes se formam no Rio Grande Sul, Paraguai, Uruguai e ‘escorregam para o oceano’. É preciso que esse bloqueio despareça, o NOA informa que depois do dia 20 de setembro esse bloqueio irá desmanchar”. A partir do momento que o bloqueio desparecer, a primeira frente fria irá se formar em dois ou três dias e subir para o triângulo Mineiro, logo deverá chover no final do mês.
O ano de chuva começa em outubro e termina em abril ou maio, este ano, segundo Wanda Prata a expectativa é que comece a no final de outubro, mas ainda teremos a chuva do final de setembro.
Confira a temperatura dos dias, segundo o Climatemp
DIA
MÍNIMA
MÁXIMA
segunda-feira (16)
19ºC
33ºC
terça-feira (17)
20ºC
35ºC
quarta-feira (18)
21ºC
36ºC
quinta-feira (19)
23ºC
35ºC
sexta-feira (20)
23ºC
36ºC
sábado (21)
21ºC
35ºC
domingo (22)
17ºC
31ºC