GERAL

WWF rebate críticas e afirma que desmatamento está na origem dos incêndios pelo país

Ao todo, o Brasil registrou 66,9 mil pontos, segundo a medição do Programa Queimadas do INPE

WWF
Publicado em 22/08/2019 às 13:16Atualizado em 17/12/2022 às 23:36
Compartilhar

Fot Shutterstock

Segundo a O World Wide Fund for Nature (WWF) combater o desmatamento seria uma das soluções que poderiam ter evitado os incêndios pelo o país e comprometem a qualidade do ar em várias regiões. Diversas ONGs rebatem que estariam por trás dos incêndios por causa de corte em repasse de recursos.

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) analisou o repasse de recursos federais para Organizações da Sociedade Civil (OSC) entre os anos de 2010 e 2018 e descobriu que apenas 2,7% das Organizações da Sociedade Civil (OSC) recebem recursos federais. Desse total, apenas 5% foram destinados à região norte (5%).

Os recursos que o governo suprimiu foram as doações internacionais ao Fundo Amazônia e eles subsidiavam ações de combate ao desmatamento e a incêndios, entre outras coisas. Portanto a WWF alega que o corte em repasse de recursos causou foi a redução na capacidade do Estado de combater o desmatamento e os incêndios.

O número de focos de queimadas cresceu 70% este ano. Ao todo, o Brasil registrou 66,9 mil pontos, segundo a medição do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Segundo os números do Inpe, o bioma mais afetado é o da Amazônia, com 51,9% dos casos. Historicamente, nessa região, o uso do fogo está diretamente ligado ao desmatamento, pois é uma das técnicas do desmatamento. Os 10 municípios da Amazônia com mais focos de fogo são os mesmos com mais desmatamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por