GERAL

IFTM leva atividades de férias para cidades vizinhas

Projeto tem como propósito estabelecer um diálogo entre o IFTM e a comunidade

Publicado em 21/07/2019 às 15:08Atualizado em 17/12/2022 às 22:44
Compartilhar

A edição 2019 do projeto de extensão “IFTM Itinerante” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) começou. Durante o período de férias escolares, as cidades de Campo Florido, Conquista, Ibiá e Sacramento recebem diversas atividades como palestras, oficinas, sessões de cinema, shows de talentos e gincanas realizadas por equipes de alunos e servidores do IFTM selecionados em editais da instituição.

O “IFTM Itinerante” foi inspirado no Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, e tem como propósito estabelecer um diálogo entre o IFTM e a comunidade, atendendo a municípios das áreas de abrangência dos campi da instituição, por meio de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, qualificação da população local e a formação cidadã e profissional dos alunos envolvidos.

As ações ocorrem em vários pontos das cidades, como praças, órgãos públicos, teatros e bibliotecas, ginásios e conta com o apoio das respectivas prefeituras municipais.

Em Campo Florido, as atividades promovidas pelo IFTM CampusUberlândia envolvem principalmente a temática alimentação e contam com a promoção de oficinas de bolos confeitados, hortas, manipulação de alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, dentre outras.

Já em Conquista, o IFTM Campus Uberlândia trabalha assuntos diversos com a população por meio de oficina e mostra de fotografia, oficina sobre hortas e alimentação saudável, além da realização do Festival Gastronômico Estação Mogiana.

Ibiá recebe o IFTM Campus Patos de Minas com o projeto denominado “IFTM Itinerante: da ancestralidade do quilombo à energia da modernidade”, abordando, assim, em destaque, questões sobre a população negra, em especial sobre as mulheres negras, em oficinas e cine debate. Também ocorrem oficinas de percussão, de educação financeira familiar, entre outras.

A cidade de Sacramento, contemplada com o projeto “Construir – Conectar – Fortalecer: oficinas para o trabalho em rede no município de Sacramento” do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, conta com atividades nas áreas de inclusão, tecnologia e cultura por meio da realização das oficinas “A inclusão vista do lado de cá: reconhecendo diferenças humanas em perspectiva vivencial”; “Orientação e Mobilidade: técnicas de como apoiar pessoas com deficiência visual”; “Contando História e produzindo animação por meio de Stop Motion”, “Aprendizagens possíveis por meio do cinema”, dentre outras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por