GERAL

Decolar.com é acusada de manipulação de preços

A ação proposta pelo Ministério Público do Rio de Janeiro aponta que o portal manipula preços de diárias em hotéis de acordo com a origem geográfica do usuário

Publicado em 05/02/2018 às 10:41Atualizado em 16/12/2022 às 06:36
Compartilhar

 Ministério Público do Rio de Janeiro acionou judicialmente a Decolar.com, maior empresa de vendas de passagens aéreas e hospedagem online da América Latina. Tramitando na 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a ação acusa o portal de manipular preços de diárias em hotéis de acordo com a origem geográfica do usuário. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Segundo ele, as investigações duraram 18 meses.

A fim de provar a manipulação de preços, os procuradores realizaram compras simultâneas no Brasil e na Argentina no dia 4 de maio de 2016, referentes a acomodações idênticas para as Olimpíadas do Rio. Da capital fluminense e também de Buenos Aires, tabeliães de cartórios de notas fizeram as operações e o resultado mostrou várias ofertas bloqueadas para brasileiros, mas liberadas para os argentinos.

Além disso, nas ofertas que eram abertas para ambos, os preços cobrados aos brasileiros eram até 30% superiores aos ofertados aos do país vizinho. Um ano depois, o MP fez novo teste e a resposta não foi diferente, mas o percentual sim: dessa vez, os brasileiros pagavam até 49% a mais.

*Com informações do jornal O Globo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por