GERAL

Cursos técnicos prometem requalificar quem já está no mercado de trabalho

Em 2016, mais de 1,8 milhão de pessoas estavam matriculadas na educação profissional no País; quase 660 mil tinham mais de 25 anos

Publicado em 05/02/2018 às 08:21Atualizado em 16/12/2022 às 06:36
Compartilhar

Entrar no mercado de trabalho nem sempre é fácil, ainda mais acima dos 30, 40 ou 50 anos. O que muita gente não sabe é que ainda há vagas de trabalho para todas as idades – o que falta é mão de obra especializada. A constatação, do último Mapa do Trabalho Industrial, mostra que a indústria ainda precisa de profissionais de nível técnico.

Até 2020, o setor vai precisar de 13 milhões de pessoas qualificadas para ocupar essas vagas. Proposta dos cursos é apresentar a Indústria 4.0 para quem já está no mercado. Segundo o Mapa, a região Sudeste é a que mais vai demandar profissionais técnicos para vagas na indústria, com mais de 6,7 milhões de postos.

Em 2016, data do último Censo Escolar da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,8 milhão de pessoas estavam matriculadas na educação profissional em todo o Brasil. No Sudeste, eram 817 mil matrículas, sendo 311 mil de pessoas com 25 anos ou mais.

Indústria 4.0

O diretor nacional de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal, comenta que existe uma preocupação em requalificar as pessoas que já estão no mercado de trabalho, a fim de que elas lidem com a chamada Indústria 4.0. Gustavo explica que esse conceito vai gerar uma transformação, em que pessoas e máquinas terão que colaborar entre si. “Talvez o desafio seja a capacidade que o Brasil venha a desenvolver de formar as pessoas com perfil de competências adequadas para esse novo patamar tecnológico”, avalia.

Em 2018, segundo ele, o Senai vai investir nesse segmento e também na requalificação de pessoas acima dos 30, 40 anos. Serão 11 cursos de curta duração. A duração varia entre 20h e 40h, sendo a maioria presencial. Na lista dos cursos oferecidos, estão Segurança Cibernética, Inteligência Artificial e Robótica.

Fonte: Agência do Rádio

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por