JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 15 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Denatran adia prazo para obrigatoriedade da CNH digital

Dos 27 estados da federação, 12 e o Distrito Federal já aderiram à CNH digital com alguns deles já emitindo a carteira, inclusive Minas

- Por David Tschaikowsky Última atualização: 31/01/2018 - 11:07:12.

Prazo para que todos os estados sejam obrigados a oferecer a CNH digital foi prorrogado para 1º de julho de 2018. O anúncio feito nesta terça-feira (30) pelo Ministério das Cidades e o Denatran e vai dar mais fôlego para que estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que ainda não estão emitindo a CNH Digital, se adequem e passem a oferecer o serviço.

O prazo anunciado anteriormente seria 1º de fevereiro, amanhã. Mas de acordo com o Denatran, menos da metade dos estados estava preparada ou já emitindo a carteira de habilitação eletrônica, que tem o mesmo valor da versão impressa.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) solicitou ao órgão de trânsito permissão para adequar a CNH Eletrônica aos procedimentos de embarque de passageiros. Sendo assim, o documento virtual valerá como comprovação de identidade nos casos em que a CNH é aceita.

Dos 27 estados da federação, 12 e o Distrito Federal já aderiram à CNH digital com alguns deles já emitindo a carteira. Goiás foi o primeiro estado a oferecer a versão no celular, em um projeto piloto, desde outubro.

Nos meses seguintes Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins e Minas Gerais estão aptos. De acordo com o Denatran, cerca de 17 mil motoristas já usam as carteiras digitais no país inteiro. A nova data para validade da CNH digital será improrrogável.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia