JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 30 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Adultos investem cada vez mais em estética bucal

Fernando Carvalho afirma que aparelhos ortodônticos mais discretos são opções para quem busca sorriso perfeito

Última atualização: 14/01/2018 - 19:36:02.

Foto Divulgação

Fernando Carvalho afirma que aparelhos ortodônticos mais discretos são opções para quem busca sorriso perfeito

O ano começa e muitas pessoas renovam o desejo de buscar um sorriso perfeito e com mais saúde. Um sonho possível, mesmo na fase adulta. Apesar de ser muito relacionado à infância, o aparelho ortodôntico pode ser colocado em qualquer idade. “O ideal é colocar na fase de crescimento, mas hoje a procura de adultos pelo aparelho cresce a cada dia e nunca é tarde para corrigir os problemas dentários e melhorar o sorriso. Temos pacientes até na faixa dos 60 anos”, explica o ortodontista Fernando Carvalho.

De acordo com ele, normalmente os adultos buscam o tratamento por motivos estéticos, mas é comum encontrar problemas relacionados à má oclusão, quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias. A mordida cruzada, o apinhamento, a mordida aberta são exemplos dessa disfunção da boca. Além disso, o bruxismo, caracterizado pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, também pode ser sinal para a necessidade de aparelho ortodôntico. “No caso de perda de dentes, o aparelho também pode ser uma solução, ou mesmo um implante”, frisa.

Segundo o especialista, o tratamento dura em média dois anos e nele podem ser utilizados os aparelhos fixo ou móvel, ou uma junção dos dois, conforme cada situação. “Durante este período, normalmente é feita uma manutenção mensal para acompanhar a movimentação dentária e, ao final, além de melhorar a saúde bucal e corrigir os problemas, o paciente conquista o sorriso desejado”, enfatiza. Ele também observa que não procede a ideia de que o tratamento em adultos leva mais tempo do que em adolescentes.

A preocupação com a estética também está presente no momento da escolha do aparelho, principalmente entre os pacientes mais velhos. Com a crescente procura por aparelhos ortodônticos discretos, hoje o mercado já oferece várias opções. O mais procurado é o aparelho estético, que pode ser de resina, porcelana ou safira, segundo Fernando Carvalho. “Estes aparelhos ficam quase imperceptíveis”, destaca. Outra opção é o autoligável, que oferece tecnologia que resulta em um tratamento mais rápido, mas pode ser utilizado apenas em casos específicos. O aparelho convencional, com peças metálicas, ainda é muito comum, principalmente por oferecer menor custo.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia