GERAL

Documento de veículo com porte obrigatório terá versão digital

Os Departamentos de Trânsito terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer esta opção aos proprietários de veículos de todo o país

Publicado em 11/01/2018 às 15:06Atualizado em 16/12/2022 às 07:20
Compartilhar

 Após aprovar a criação da CNH digital, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução nº 720, já publicada no Diário Oficial da União, criando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), que estará disponível até o final deste ano.

 A decisão permitirá que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, promova o desenvolvimento de um modelo digital do CRLV que hoje existe apenas em meio físico, que é o formato impresso, conhecido de todos os proprietários de veículos no país.

 A Resolução determina também que os Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal terão 180 dias, contados a partir do dia 13 de dezembro, para atualizar as suas bases de dados junto ao Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam). Conforme o texto, a resolução deve conter as informações sobre os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sobre o Licenciamento, pois o CRLVe somente será expedido para os proprietários dos veículos após a plena quitação dos débitos, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

 Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer esta opção aos proprietários de veículos de todo o país. Os condutores poderão optar pelo porte do documento tradicional, impresso, ou do documento eletrônico.

 O Denatran trabalha no desenvolvimento do modelo eletrônico junto ao Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro e apresentará um protótipo do novo documento digital em breve.

 Fonte: Ministério das Cidades

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por