GERAL

Parcelamento do IPVA no cartão ainda não está funcionando

Medida havia sido anunciada pelo governo estadual já para este mês, mas ainda não está disponível

Publicado em 04/01/2018 às 07:57Atualizado em 16/12/2022 às 07:33
Compartilhar

Com o acúmulo de contas para pagar no início do ano – sobretudo impostos e taxas –, a possibilidade de parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) facilitaria bastante a vida dos condutores. Contudo, a possibilidade foi descartada nesta quarta-feira (3) pelo subsecretário da Receita Estadual, João Alberto Vizzotto. “O Detran, responsável pela operacionalização dessa forma de pagamento, ainda está adequando o sistema”, disse ao jornal O Tempo.

A implantação do serviço de parcelamento em até 12 vezes foi anunciada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais ainda em dezembro, no dia 21. A previsão era para que entrasse em funcionamento na primeira quinzena de janeiro. Contudo, a poucos dias do início dos vencimentos, a medida ainda não está disponível.

O parcelamento busca atender a resolução nº 697 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de outubro de 2017, que trata sobre alternativas para reduzir a inadimplência das multas de trânsito e outros débitos relativos ao veículo. Em Minas, a Portaria 753 foi publicada no dia 13 de dezembro no Diário Oficial do Estado, estabelecendo os critérios para a implantação do serviço.

As transações devem ser feitas em equipamentos eletrônicos (totens) a serem instalados em todas as unidades do Detran no Estado, além das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Ao jornal O Tempo, o Detran-MG afirmou que reunião hoje deve tratar sobre a questão.

Pagamento. A escala do pagamento do IPVA varia de acordo com o final da placa do veículo. Confira as datas: Finais de Placa

Cota única 

ou 1ª Parcela

2ª Parcela 3ª Parcela   Janeiro Fevereiro Março 1 e 2 10 15 15 3 e 4 11 16 16 5 e 6 12 19 19 7 e 8 15 20 20 9 e 0 16 21 21

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por