GERAL

Nutróloga orienta preparo de ceia menos calórica para o ano-novo

Para a sobremesa, a dica é não exagerar na ingestão de açúcares para não transformar a energia que provém do carboidrato em gordura

Letícia Morais
Publicado em 31/12/2017 às 12:40Atualizado em 16/12/2022 às 01:49
Compartilhar

 Jairo Chagas

Segundo Mariana Argente, é possível substituir ingredientes tradicionais da ceia por opções menos calóricas e com menor teor de açúcar e sal 

Para a sobremesa, a dica é não exagerar na ingestão de açúcares para não transformar a energia que provém do carboidrato em gordura

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia mostra que apenas 8% dos entrevistados conseguem manter a dieta nesta época do ano. A nutróloga Mariana Argente destaca que, nesse estudo, 37% das pessoas assumiram sair completamente da rotina e 55% relataram que se permitiram sair da dieta, mas buscaram equilibrar os alimentos. “O segredo nas ceias não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas”, garante.

Mariana Argente considera ser possível preparar uma ceia saudável, substituindo ingredientes tradicionais por opções menos calóricas e com menor teor de açúcar e sal. Para isso, a indicação é optar por carnes brancas assadas. Já os pratos que levam tender e chester devem ser evitados por serem carnes processadas, ricas em sódio. “Outra dica é realizar refeições leves ao longo do dia e começar pela salada, rica em fibras que auxiliam na diminuição da absorção das gorduras e oferecem saciedade”, orienta.

A especialista indica o uso de frutas secas e oleaginosas, como nozes e castanhas do Pará e de caju, que dão sensação de saciedade. “Frutas secas, como damasco, banana, maçã desidratada e caju também são alimentos ricos em fibras e fontes de antioxidantes”, afirma. Segundo Mariana, para a sobremesa, a dica é não exagerar na ingestão de açúcares para não transformar a energia que provém do carboidrato em gordura, a ser acumulada no organismo.

Álcool. Na avaliação de Mariana Argente, o grande vilão é o álcool. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas aumenta os níveis de triglicérides no sangue. “Em consumidores regulares de grandes quantidades de álcool, a bebida pode apresentar efeitos tóxicos diretamente no músculo cardíaco (miocárdio). Por isso, o indicado é consumir álcool em pequenas quantidades e redobrar os cuidados com a hidratação”, argumenta.

A profissional reforça ainda que o ideal é intercalar um copo de vinho, por exemplo, com um de água. Para finalizar, a nutróloga destaca a importância de manter a rotina de atividade física nesses dias de festas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por