GERAL

Aposentadoria: o que muda para quem está prestes a receber o benefício

Advogado explica que para quem está próximo de se aposentar a nova legislação prevê regras de transição

Publicado em 22/12/2017 às 10:32Atualizado em 16/12/2022 às 07:53
Compartilhar

 Os trabalhadores e contribuintes da Previdência que já estão em vias de se aposentar podem ter ficado em dúvida nos últimos meses. Com a discussão da reforma no setor em evidência, a população vem acompanhando as principais mudanças que podem surgir, caso o texto seja aprovado no Congresso.

O advogado especialista em Previdência Átila Abella esclarece as mudanças para quem está perto dos 60 anos de idade, por exemplo. “Quem já tem direito a se aposentar agora ou simplesmente não requereu, a essas pessoas já está assegurado [o direito à aposentadoria nas regras antigas]. Essa pessoa já teria direito adquirido. Claro que se ela não tem os requisitos ainda e vier uma reforma, ela vai ter que cumprir. Só que, para quem já está próximo [de se aposentar], a reforma prevê uma regra de transição, que é o cumprimento de 30% do período que falta para completar os requisitos”, afirma, considerando que quem já está próximo de aposentar não deverá sofrer com esses reflexos.

O especialista em finanças Marcos Melo concorda que essa faixa etária não sentirá as mudanças propostas e ressalta que aqueles que já estão recebendo o benefício da Previdência não mudará nada.

De acordo com as novas regras, caso a reforma seja aprovada, haverá idade mínima para se aposentar. Seria aos 65 anos para os homens e 62 para as mulheres até 2038. A discussão deve ser retomada em fevereiro do ano que vem.

Fonte: Agência do Rádio

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por