GERAL

Mulheres ainda realizam maior parte das tarefas domésticas, diz IBGE

Mesmo com tarefas ocupacionais, mulheres ainda trabalham mais em tarefas de casa do que os homens

Publicado em 08/12/2017 às 08:32Atualizado em 16/12/2022 às 08:25
Compartilhar

Foto/Divulgação

Pesquisa mostra que mulheres desempenam maior parte do papel doméstico

Apesar de terem conquistado mais espaço no mercado de trabalho, as mulheres ainda são as grandes responsáveis por executar tarefas domésticas no Brasil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quinta-feira (7).

De acordo com o levantamento, somente no ano passado, as mulheres dedicaram mais de 54 horas semanais realizando tarefas domésticas e ocupacionais. Enquanto isso, os homens trabalharam menos, 51,5 horas semanais.

O IBGE considerou, além da profissão, tarefas como produção de bens para consumo próprio, afazeres domésticos, cuidado a parentes e trabalho voluntário.

Mesmo dividindo a residência com o companheiro, o percentual de mulheres que realizam tarefas domésticas foi de 95,6%. No caso dos homens, essa mesma taxa foi de 76,4% no período.

Responsável pelo estudo, a analista do IBGE Alessandra Brito atesta para o valor humano do trabalho desempenhado, em maioria, pelas mulheres. “Quando uma pessoa realiza um serviço doméstico, aquele trabalho tem valor porque poderia ter sido feito por uma pessoa contratada”, afirma.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por