GERAL

Saúde reforça conscientização da população contra a Aids

Os testes rápidos e o tratamento são oferecidos gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Publicado em 03/12/2017 às 08:35Atualizado em 16/12/2022 às 08:34
Compartilhar

Foto/ Reprodução

Os testes rápidos e o tratamento são oferecidos gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Em referência ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) busca sensibilizar a população em relação à doença. Para isso, desenvolveu uma campanha que tem como objetivo a divulgação de informações sobre cuidados, medidas de prevenção e formas de tratamento da Aids e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Segundo a coordenadora do Programa de ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Jordana Costa Lima, apesar dos grandes avanços em relação ao tratamento e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, o maior problema continua sendo a falta de diagnóstico precoce. Em Minas Gerais, de 2007 a 2017, foram diagnosticados 37.755 casos de HIV/Aids, que estão distribuídos em 730 municípios. Cerca de 40% dos casos foram entre heterossexuais, 33% em homossexuais e 5% em bissexuais. Mais de 46% dos casos estão entre jovens de 20 a 34 anos. Em 2017, de janeiro a 29 de novembro, foram diagnosticadas 3.543 pessoas com a doença.

Segundo Jordana, no período de 2012 a 2016 houve um aumento significativo de casos da infecção no público masculino, chegando em 2017, uma média de 3 homens para cada mulher soropositiva. “Ao analisarmos a categoria de exposição, observamos um aumento de casos entre homens que fazem sexo com homens, representando 38% a mais dos casos notificados no ano de 2015”, diz. A taxa de incidência da Aids em Minas é de 20,4 pessoas a cada 100 mil habitantes. As regionais de saúde de Belo Horizonte, Uberlândia e Divinópolis estão entre regiões com mais casos da doença.

O HIV não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por