GERAL

Mercado de trabalho apresenta melhora em setembro, destaca indicador da FGV

Dados apontam para recuperação e expectativas positivas para contratações nos próximos meses

Publicado em 11/10/2017 às 10:57Atualizado em 16/12/2022 às 09:53
Compartilhar

 Nos últimos meses, o mercado de trabalho ganhou fôlego diante da retomada das contratações formais e da queda do nível do desemprego. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que há um otimismo maior entre empresários e consumidores com relação ao emprego no futuro.

 Essa pesquisa, que funciona como um termômetro, faz uma medição em pontos, e quanto maior essa pontuação, mais forte a tendência de contratação no País.

 Em setembro, o Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) subiu 2,4 pontos e alcançou os 100,6 pontos – o maior nível da série histórica, iniciada em 2008. No ano, o indicador acumula uma alta de 10,6 pontos. Ainda em setembro, a alta ocorreu em seis dos sete índices que compõem o indicador, em especial os que medem a satisfação com negócios, serviços, consumo e com a expectativa de conseguir emprego nos próximos meses.

 “Os melhores dados da atividade econômica sustentam o otimismo dos empresários para a retomada de contratações nos próximos meses. A perspectiva de um crescimento maior do que o esperado anteriormente, para 2017 e 2018, reforça esse otimismo. O emprego deve continuar avançando nos próximos meses”, afirma Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista da FGV.

 Fonte: Governo do Brasil, com informações da FGV

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por