GERAL

População idosa no Brasil será de 33% em 2060, aponta IBGE

Segundo dados do IBGE, atualmente, o número de pessoas idosas chega a 13%

Publicado em 01/09/2017 às 11:58Atualizado em 16/12/2022 às 10:48
Compartilhar

 No ano de 2060, no Brasil, serão 63 idosos prestes a se aposentar para cada 100 pessoas economicamente ativas. Em 2014, essa conta fechava em 21 pessoas aposentadas e pensionistas para cada 100 ativos. A projeção é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelando ainda que até 2060 os idosos representarão 33% de toda a população no Brasil.

Atualmente, o número de pessoas idosas chega a 13%. Em 2004, o número de pessoas entre 30 e 59 anos era de quase 36% para 9,7% de pessoas com 60 anos ou mais.

O coordenador de Previdência Social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rogério Nagamine, defende que seja feita uma reforma no sistema previdenciário o quanto antes. Para ele, o Brasil está envelhecendo rapidamente. “É claro que isso decorre do aumento da expectativa de vida, o que é extremamente positivo, mas tem se planejar para isso. Cresce muito o número de beneficiários que estão recebendo aposentadoria e pensão, enquanto que a faixa etária em que estão concentrados os contribuintes para a previdência tende a diminuir no futuro”, analisa.

Ainda em discussão pelo Congresso Nacional, o texto da reforma da Previdência traz alterações no atual sistema. Entre as mudanças mais comentadas, está a da idade mínima para se aposentar e a do tempo de contribuição. Se aprovado, as mulheres passarão a se aposentar a partir dos 62 anos e os homens aos 65, ambos com, no mínimo, 25 anos de contribuição. A previsão é de que a reforma seja colocada em pauta em outubro no Congresso Nacional.

Fonte: Agência Brasil com informações de Jalila Arabi

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por