POLÍTICA

Educação reativa contrato com Nutriplus para garantir merenda na volta às aulas

Gisele Barcelos
Publicado em 15/07/2021 às 20:53Atualizado em 19/12/2022 às 02:55
Compartilhar

Foto/Divulgação

Secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, já percorreu as unidades escolares para verificar a segurança oferecida para o retorno das atividades presenciais

Para retorno das aulas presenciais na rede municipal, Prefeitura reativou contrato com a Nutriplus e empresa voltará a fornecer a merenda escolar aos alunos em agosto. O contrato estava suspenso por tempo indeterminado desde o ano passado, quando as atividades nas escolas foram interrompidas devido à pandemia de Covid-19.

Em entrevista à Rádio JM ontem, a secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, anunciou que a suspensão do contrato foi revogada para assegurar o fornecimento da merenda escolar aos estudantes que retornarem às escolas a partir do dia 4 de agosto.

Além disso, a titular da pasta informa que houve também a prorrogação do contrato com a Nutriplus. O prazo encerraria em março deste ano, mas foi prorrogado por mais 12 meses para a organização do retorno das aulas presenciais. Apesar da extensão, não houve aditivo financeiro até o momento.

A secretária explica que o plano de retomada prevê, inicialmente, que a carga horária diária será composta por três aulas com a presença do aluno na unidade de ensino. Já as outras duas aulas serão por meio remoto. “Nossa programação respeita a carga horária dos professores”, salientou.

Devido ao término mais cedo das atividades na escola, a titular da Educação posiciona que os gestores estão mobilizados para dar suporte às famílias que não tiverem condições de buscar os alunos. Segundo ela, cada unidade teve autonomia para definir o que será realizado. “É um grupo pequeno. Então, temos condição de atender a todos. Vamos oportunizar o uso da biblioteca, das salas de informática e até atividades de educação física”, explica.

Sidnéia afirma que as 75 unidades que voltam a receber os alunos em agosto estão preparadas para o retorno presencial. Segundo ela, o sistema escalonado também permitiu reduzir a circulação para garantir a segurança dos estudantes e profissionais, pois apenas as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, do Pré II e do EJA voltam neste primeiro momento.

No entanto, a secretária ressalta que a situação da pandemia de Covid-19 em Uberaba continua sendo monitorada e o cronograma pode ser revisto se os indicadores apontarem um aumento da transmissão do vírus. “Na situação que estamos hoje, estamos preparados e seguros para retomar”, declara. 

Pais terão de autorizar o retorno dos filhos para as atividades presenciais nas escolas

Para voltar à sala de aula, alunos da rede municipal deverão apresentar autorização assinada pelos pais ou responsáveis. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria Municipal de Educação.

O documento já está disponível nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), onde deve ser preenchido e assinado.

Não foi determinada uma data-limite para a entrega da autorização, mas a orientação da pasta é que o termo seja entregue antes do retorno presencial do primeiro grupo de estudantes, programado para o dia 4 de agosto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por