GERAL

Justiça Federal expande Processo Judicial Eletrônico em Uberaba

Fica suspensa a autuação dos processos físicos das classes processuais que vão tramitar exclusivamente no PJe

Thassiana Macedo
Publicado em 05/06/2017 às 07:13Atualizado em 16/12/2022 às 12:53
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Fica suspensa a autuação dos processos físicos das classes processuais que vão tramitar exclusivamente no PJe

Conforme previsto na Portaria Presi 148, os novos processos das classes processuais cíveis da Seção Judiciária de Minas Gerais passarão a tramitar no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) a partir de hoje, 5 de junho. Somente não farão parte do sistema as execuções fiscais, as execuções de título extrajudicial e os processos de competência dos Juizados Especiais Federais.

A expansão na Seção Judiciária de Minas Gerais abrange Uberaba e mais 20 localidades no Estado. Dessa data em diante, fica automaticamente suspensa a autuação dos processos físicos das classes processuais que vão tramitar exclusivamente no PJe.

O sistema PJe, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com diversos tribunais e entidades, proporciona mais praticidade, segurança e celeridade na gestão processual e mais acesso à Justiça. A previsão é de que até o fim da atual gestão, em abril de 2018, o PJe seja expandido a todas as classes cíveis nas localidades da Justiça Federal da 1ª Região, desde o Tribunal, Seções, até as Subseções Judiciárias.

Na avaliação do juiz federal e presidente da Comissão de Tecnologia, Informação e Infraestrutura do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Saulo Casali Bahia, com 95 milhões de processos tramitando no Judiciário brasileiro hoje, as ferramentas de informatização são indispensáveis para que se possa encerrar os processos, conduzi-los com celeridade e otimizar o emprego dos recursos humanos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por