GERAL

Cirurgião esclarece sobre uma das causas da cefaleia

O problema é justificado pelo ritmo de vida acelerado que gera estresse

Publicado em 04/06/2017 às 23:02Atualizado em 16/12/2022 às 12:53
Compartilhar

Foto Reprodução

Uma das causas da cefaleia tensional pode ser a contração da musculatura da face devido à sobrecarga emocional

As dores de cabeça são companheiras frequentes de hoje em dia. O problema é justificado pelo ritmo de vida acelerado que gera estresse, ansiedade, depressão e tensão constantes, que muitas vezes culmina no incômodo que destrói o bem-estar, a qualidade de vida e o sossego. O tipo mais comum é, sem dúvida, a cefaleia tensional, dor parecida com a sensação de aperto, pressão na cabeça, como se feita por faixa ou capacete.

Ela se divide em duas categorias: a episódica e a crônica. Estudos epidemiológicos apontam a presença marcante da primeira, que acomete 87% da população. Ao longo da vida, há prevalência em 70% dos homens e em quase 90% das mulheres. A dor tende a vir e passar rápido; em alguns casos, porém, pode durar até 15 dias, o que indica algo de errado.

Segundo o especialista em cirurgia buco-maxilo-facial, Bruno Chagas, uma das causas pode ser a contração da musculatura da face devido à sobrecarga emocional. “A cefaleia tensional é uma dor de cabeça que pode ser ocasionada pela contração da musculatura facial. Existe uma sobrecarga emocional descarregada diretamente na região da boca e do rosto, através do apertamento involuntário dos dentes”, revela Chagas.

Por isso, uma avaliação da disfuncionalidade ortopédica/ortodôntica craniofacial é um dos caminhos para a solução do problema que atinge crianças, adultos e adolescentes sujeitos ao desconforto. Chagas conta que a normalização da região dentofacial, morfológica e funcional é a melhor opção. “Inibindo-se as funções equivocadas da musculatura, as melhorias no conforto e no bem-estar do paciente são significativas”, frisa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por