GERAL

Exagerar na bebida pode causar câncer de fígado

O câncer de fígado é o quinto tipo mais frequente no mundo e a terceira causa de morte no Brasil, levando a óbito mais de 500 mil

David Tschaikowsky
Publicado em 01/01/2017 às 22:59Atualizado em 16/12/2022 às 15:57
Compartilhar

Foto Reprodução

Estudos revelam que pessoas que têm o hábito de beber frequentemente acabam se predispondo à doença

Consumo exagerado de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano pode gerar graves consequências à saúde a longo prazo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do álcool é o terceiro maior fator de risco para a carga global de doenças. Em 2012, 5,6% dos brasileiros abusavam ou dependiam do álcool. No mesmo período, a substância esteve associada a 61,5% dos índices de cirrose hepática e a 11,5% dos acidentes de trânsito no país.

Para o médico oncologista Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer de São Paulo, o excesso de bebida alcoólica traz riscos para o corpo. “Muita bebida pode machucar o fígado em especial, causar hepatite e inflamação do órgão. Então, é preciso levar em conta todos esses males que a bebida pode causar”, alerta o especialista.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de fígado é o quinto tipo mais frequente no mundo e a terceira causa de morte, levando a óbito mais de 500 mil pessoas por ano.

Ainda segundo Pfiffer, as pessoas que têm o hábito de beber frequentemente acabam se predispondo à doença. “Com esse consumo intenso, acabam causando a inflamação do fígado, que se agrava para uma cirrose; estabelecida a doença no órgão predispõe ao câncer”, explica o médico.

Geralmente, os principais sintomas desse tipo de doença são fraqueza, perda de apetite, mal-estar, dor abdominal e, eventualmente, o olho pode começar a ficar amarelo. Tulio Pfiffer esclarece que o tratamento da doença depende da fase em que for descoberto o câncer. “Então, a melhor forma de cuidar da patologia é o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo for descoberto, melhor será o resultado do tratamento”, finaliza o oncologista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por