GERAL

Vacina contra o HPV também será aplicada em meninos no próximo ano

A partir de janeiro, haverá modificações para as vacinas contra o HPV e Meningocócica C que envolvem os pré-adolescentes

Publicado em 30/10/2016 às 13:14Atualizado em 16/12/2022 às 16:48
Compartilhar

Foto/Reprodução

A partir de janeiro, haverá modificações para as vacinas contra o HPV e Meningocócica C que envolvem os pré-adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana a Nota Informativa do Ministério da Saúde referente às mudanças no calendário nacional de vacinação para 2017. “A partir de janeiro, teremos modificações para as vacinas contra o HPV e Meningocócica C que envolvem os pré-adolescentes, portanto, os pais ou responsáveis devem ficar atentos”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza.

Em 2017, os meninos de 12 e 13 anos também terão acesso à vacina HPV para a prevenção dos cânceres de pênis e verrugas genitais. Segundo informações do Ministério da Saúde, por serem responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, os homens que receberem a vacina vão colaborar com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. De acordo com o diretor, a imunização será feita neste público respeitando o intervalo de seis meses entre a primeira e segunda dose.

Além disso, a vacina contra o HPV será estendida para o público feminino, estando disponível para as meninas de 9 a 14 anos a partir de janeiro (hoje é aplicada até os 13 anos). “Também neste caso é preciso respeitar o intervalo de seis meses entre as doses, ou seja, as adolescentes de 14 anos poderão iniciar o esquema vacinal desde que terminem a imunização antes de completarem 15 anos”, reforça Boaventura.

Outra mudança no calendário nacional de vacinação é em relação à vacina Meningocócica C, que previne a meningite. Em 2017, ela também estará disponível em dose única para os pré-adolescentes de 12 e 13 anos. “Antes, a vacina era aplicada aos três meses, cinco meses e um ano de idade, e agora também aos 12 ou 13 anos”, destaca Boaventura, reforçando que a mudança só acontecerá a partir de janeiro, quando as doses estarão disponíveis nas unidades de Saúde para esse novo público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por