GERAL

Uberaba terá a 11ª Semana da Conciliação

A Semana da Conciliação é uma tentativa de buscar a resolução dialogada para o maior número possível de processos

Thassiana Macedo
Publicado em 17/10/2016 às 08:15Atualizado em 16/12/2022 às 16:59
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

O Cejusc de Uberaba, coordenado pelo juiz Fausto Bawden, agendou 185 audiências para promover a conciliação

A 11ª edição da Semana Nacional da Conciliação, programada para ocorrer de 21 a 25 de novembro, contará com a participação de processos de Uberaba. Tribunais de Justiça de todo o país irão reunir processos que tenham possibilidade de acordo e realizar mutirões de conciliação. As partes serão chamadas para participar de audiências e tentar, por meio do diálogo, chegar a um consenso para solucionar os casos pendentes.

De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), até o momento, a preparação para o evento já mobiliza 62 comarcas no estado. Ao todo, estão programadas 10.050 audiências, sendo 6.207 delas nos Juizados Especiais. Até o momento, juízes de 72 varas judiciais, 15 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e 100 Juizados Especiais já confirmaram participação.

Na Justiça Comum, o Cejusc de Uberaba, coordenado pelo juiz Fausto Bawden de Castro Silva, agendou 185 audiências com o objetivo de promover a conciliação entre as partes e dar celeridade à solução dos processos. Na maioria, são causas relacionadas a consumo, conflitos entre bancos e clientes, e questões da área de família, como alimentos e guarda de filhos. São comuns também causas como venda de imóvel comum, direito de vizinhança e questões de divisa entre lotes.

Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana da Conciliação é uma tentativa de buscar a resolução dialogada para o maior número possível de processos. Lados opostos de uma demanda sentam-se à mesa, na presença de um conciliador capacitado, para negociar e construir juntos a solução para um problema.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por