GERAL

Onze bancos estão credenciados para recadastrar aposentados

A medida é válida para aqueles que recebem vencimentos ou benefícios pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape)

Letícia Morais
Publicado em 17/10/2016 às 08:04Atualizado em 16/12/2022 às 16:59
Compartilhar

Servidores públicos aposentados, pensionistas do Governo Federal e anistiados políticos agora podem realizar o recadastramento anual em 11 instituições bancárias. A medida é válida para aqueles que recebem vencimentos ou benefícios pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). Antes, a atualização era feita exclusivamente no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou nas agências do Banco de Brasília (BRB).

O público-alvo do recadastramento poderá realizar o procedimento de comprovação de vida em qualquer agência da instituição bancária onde receba o benefício ou provento. Com o credenciamento de novas instituições, o beneficiário pode utilizar as agências do Banco do Brasil, da Caixa, Santander, Banrisul, Itaú, HSBC/Bradesco, Banese, Cecoopes, Sicredi ou Bancoob. Apesar das novidades, o modelo do recadastramento permanece o mesmo, segundo o Governo Federal.

Servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos deverão comparecer pessoalmente ao banco no mês do seu aniversário, munidos do documento oficial de identificação com foto e CPF. Vale destacar que, próximo ao mês de aniversário, é enviada uma carta reforçando a importância do recadastramento. Contudo, mesmo que não seja convocado, o beneficiário deve ir até uma agência pessoalmente. Caso não possa comparecer no período definido para o recadastramento, a orientação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é para que o beneficiário ligue para a Central de Atendimento (0800-978-23-28) ou para a Unidade de Recursos Humanos do seu órgão vinculante e solicite uma visita domiciliar.

O objetivo dessa atualização, segundo o Governo, é verificar a legitimidade do pagamento do benefício, reparação econômica mensal ou pensão, por meio da comprovação de vida dos beneficiários. O recadastramento ainda serve para confirmar ou atualizar dados pessoais, como endereço e telefone.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por