GERAL

Promotor esperava mais emoção e menos santinhos nas ruas da cidade

Segundo Tuma, até mesmo as denúncias de boca de urna aconteceram dentro do esperado

Renata Gomide
Publicado em 03/10/2016 às 07:44Atualizado em 16/12/2022 às 17:09
Compartilhar

Foto/ Neto Talmeli

Na opinião do promotor, o único ponto negativo foi o que chamou de “derrama de santinhos” nas ruas da cidade

Ao analisar as eleições municipais de 2016, o promotor eleitoral André Tuma Delbim Ferreira disse que esperava mais emoção nas ruas, em Uberaba. “Percorremos várias seções eleitorais e o clima foi de tranquilidade. Esperávamos bastante movimento e até mais tumulto, mas isso acabou não se verificando”, destacou o representante do Ministério Público.

Até mesmo as denúncias de boca de urna aconteceram dentro do esperado, ponderou Tuma, completando que a Polícia Militar atuou com rapidez para coibir esta prática criminosa.

O promotor destaca que a Justiça Eleitoral e o MPE trabalharam e se estruturaram muito para que a votação transcorresse de maneira tranquila e a apuração fosse rápida e segura. Em Uberaba, o resultado da eleição saiu cerca de duas horas e meia após o encerramento da votação, às 17 horas. O pleito, no município, foi decidido no primeiro turno com a reeleição do prefeito Paulo Piau.

Para Tuma, essa agilidade deve-se ainda ao sistema eletrônico de votação, “diferencial do País”. Na opinião do promotor, o único ponto negativo foi o que chamou de “derrama de santinhos” nas ruas da cidade.

Ele lembra que o MPE e a Justiça Eleitoral reuniram-se às vésperas do pleito com representantes de partidos e coligações para orientá-los quanto à destinação correta do material de campanha, mas “infelizmente alguns candidatos, a minoria, preferiram o risco da propaganda irregular”.

Nesse sentido, Tuma adianta que serão tomadas as medidas legalmente cabíveis em relação a essa “derrama”. Em sua opinião, contudo, esse tipo de estratégia usado por alguns candidatos tende a ter um fim, já que desagrada ao eleitor, além de ser um risco para quem está nas ruas.

É um processo de conscientização que não deve ter volta, completa o promotor eleitoral.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por