GERAL

Brasil deve registrar neste ano 10 mil novos casos de leucemia

A Lei do Amor, estreia nesta segunda-feira e promete emocionar logo nos primeiros capítulos, com a história de Letícia, jovem na faixa dos 18 anos diagnosticada com leucemia

Publicado em 02/10/2016 às 12:14Atualizado em 16/12/2022 às 17:10
Compartilhar

Foto/Divulgação

Próxima novela das nove da TV Globo, A Lei do Amor, estreia nesta segunda-feira e promete emocionar logo nos primeiros capítulos, com a história de Letícia (Isabela Santoni), jovem na faixa dos 18 anos diagnosticada com leucemia – tipo de câncer que atinge o sangue, fazendo com que os glóbulos brancos se reproduzam de forma descontrolada, comprometendo a defesa do organismo.

Segundo a hematologista do Centro Paulista de Oncologia, Mariana Oliveira, a idade de acometimento varia de acordo com o subtipo de leucemia, que se divide em mieloide e linfoide, conforme a célula afetada, e pode ser qualificada como sendo aguda ou crônica. “A leucemia afeta inicialmente a medula óssea – tecido mole que fica dentro dos ossos e é responsável por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas –, fazendo com que as células sanguíneas passem a se reproduzir de forma descontrolada e gerando o comprometimento da fabricação normal do sangue. Ocorrem anemia, diminuição da imunidade e aumento do risco de sangramentos”, explica.

Alguns fatores, como a exposição a produtos químicos, principalmente os derivados de benzeno, e à radiação em altos níveis, como também algumas doenças genéticas, como anemia de Fanconi e outras que afetam o sangue, podem elevar o risco de desenvolver a doença. A hematologista aconselha atenção aos sinais que podem ser indícios da doença. “Os sintomas das leucemias agudas incluem palidez, cansaço e sonolência, uma das consequências da queda na produção de glóbulos vermelhos (hemácias) e consequente anemia. Manchas roxas que surgem aparentemente sem traumas, pequenos pontos vermelhos na pele e/ou sangramentos mais intensos e prolongados após ferimentos leves também podem ser decorrentes da diminuição na produção de plaquetas”, afirma Mariana.

A redução na imunidade ocasionada pela baixa quantidade de glóbulos brancos faz ainda com que a pessoa apresente infecções constantes e febre. “Dores ósseas e nas juntas, que podem dificultar a capacidade de locomoção, e dores de cabeça e vômitos são outros possíveis sintomas que não devem ser ignorados. Outro indício da doença pode ser, ainda, a perda de peso”, reforça a especialista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por