GERAL

Nutróloga dá dicas para quem deseja estar saudável no verão

As frutas oferecem diversos nutrientes importantes ao organismo, além de potencializar a tireoide e o metabolismo, mas é importante consumir sem exagero

Letícia Morais
Publicado em 02/10/2016 às 11:29Atualizado em 16/12/2022 às 17:10
Compartilhar

As frutas oferecem diversos nutrientes importantes ao organismo, além de potencializar a tireoide e o metabolismo, mas é importante consumir sem exagero

Foto Divulgação

Danielle Mendes explica que para preparar o organismo basta aumentar a atividade física, melhorar a alimentação, dormir cedo e cuidar da mente

O verão está chegando! As pessoas já se preparam para perder os quilinhos a mais ou para manter o corpo que já foi conquistado ao longo dos meses. De acordo com a nutróloga Danielle Mendes, o ideal para quem quer seguir uma dieta equilibrada é que faça uso de proteínas e gorduras boas, como castanhas, óleo de coco e o abacate.

Segundo Danielle, os alimentos termogênicos, como café, chá verde, laranja amarga, gengibre e canela também são ideais para serem introduzidos na dieta diária. Eles ajudam a promover a detoxificação do organismo e a acelerar o metabolismo. “Deve-se diminuir o consumo de carboidratos ruins, como pães e massas, e aumentar a quantidade de legumes. É importante frisar que antes de iniciar uma nova dieta, a pessoa deve passar por um médico”, afirma.

Porém, a especialista alerta que gestantes, hipertensos e os que estão em tratamento para depressão não devem ingerir termogênicos em excesso.

Com o tempo quente, as pessoas tendem a sentir mais sede e, consequentemente, consumir mais líquidos. Danielle explica que o açaí é muito consumido, mas que a preferência deve ser pelos sem xarope de guaraná. “Sem esquecermos da água e dos chás, que melhoram a retenção hídrica e o funcionamento do intestino, e são grandes aliados. Bons exemplos são os de gengibre e canela, hibiscos e maçã verde. Porém, não devem ser tomados à noite para não atrapalhar o sono”, salienta a especialista.

Os sucos são opções saudáveis, segundo a nutróloga, desde que sejam utilizadas as frutas inteiras por conta das fibras. “As frutas nos oferecem diversos nutrientes importantes, além de potencializar a tireoide e o metabolismo. No entanto, não aconselho o excesso delas devido à grande quantidade de frutose e à resistência insulínica, que pode dificultar o emagrecimento e piorar o diabetes, por exemplo”, explica.

Quem quiser preparar o organismo para quando o verão chegar e já ter melhorado o metabolismo, fica a dica da especialista: “Basta aumentar a atividade física, melhorar a alimentação, dormir cedo e cuidar da mente”, completa Danielle Mendes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por