GERAL

Especialista destaca necessidade de cuidados com a alimentação

Kézia Colletti alerta para uma alimentação rica em vitaminas e minerais, que otimiza o sistema imunológico

Letícia Morais
Publicado em 04/09/2016 às 11:47Atualizado em 16/12/2022 às 17:28
Compartilhar

Foto/Divulgação

Kézia Colletti alerta para uma alimentação rica em vitaminas e minerais, que otimiza o sistema imunológico contra complicações decorrentes da queda brusca da temperatura

Os cuidados nesta época do ano devem ser, também, com a alimentação. A nutricionista Kézia Colletti explica que manter uma alimentação saudável e equilibrada, aliada a um estilo de vida saudável, é a chave para garantir o bom funcionamento do organismo e manter o sistema imunológico atuante.

De acordo com a nutricionista, o clima interfere diretamente no funcionamento do nosso corpo. “No calor, por exemplo, a digestão se torna mais lenta e há uma redução na necessidade calórica, pois diminui o gasto energético para equilibrar a temperatura corporal, sendo fundamental um plano alimentar adequado e equilibrado”, pontua.

Por isso, Kézia destaca a necessidade de se manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, que otimiza o sistema imunológico, criando uma barreira contra complicações decorrentes da queda brusca da temperatura, sendo uma das principais aliadas das células de defesa do organismo. “Além de ajudar na renovação celular, a água lubrifica as vias aéreas e evita que infecções e alergias atinjam o corpo. A ingestão de água é fundamental para melhorar a imunidade, principalmente se o clima estiver seco. Por isso, tome água, mesmo sem ter sede. O ideal é carregar uma garrafinha com você”, diz.

Para aqueles que anseiam por um organismo protegido, a nutricionista afirma que no cardápio não podem faltar ingredientes como cenoura, espinafre, brócolis, goiaba, gengibre, tomate, vegetais verdes-escuros, peixes e ervas. “Esses alimentos possuem nutrientes essenciais para fortalecer a imunidade, sendo que a falta deles pode deixar o sistema imunológico deficiente, favorecendo o surgimento de doenças”, alerta Kézia.

Prevenção de doenças. Conforme a nutricionista, cuidar da alimentação pode ajudar na prevenção de doenças e alguns elementos ajudam muito nessa missão, como os probióticos, que colaboram com a imunidade, aumentando a absorção de nutrientes, regularizando o trânsito intestinal, auxiliando na redução de doenças cardiovasculares e da obesidade. “Quando a microbiota intestinal está equilibrada, ela impede que micro-organismos potencialmente patogênicos ali existentes exerçam seus efeitos. Por outro lado, quando está desequilibrada, pode acarretar na proliferação de patógenos, com consequente infecção bacteriana”, explica.  Nutricionista dá receita de prato que não pode faltar nesta época do ano

Para ajudar na mudança dos hábitos alimentares, a nutricionista Kezia Colletti forneceu uma receita de farinha de casca de cebola. De acordo com ela, ninguém mais vai querer jogar a casca da cebola no lixo. “A quercetina é um fitonutriente que apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-histamínicas”, explica a nutricionista.

Confira a receita:

Junte, dentro da geladeira, as cascas de cebolas à medida que forem sendo usadas. No dia em que for fazer a farinha, lave as cascas e deixe-as escorrer. Depois, ligue o forno em temperatura alta e coloque- as para tostar por 15 minutos. Na sequência, é só bater tudo no liquidificador e colocar em um pote escuro na geladeira. A intenção é de que essa farinha seja utilizada diariamente em sucos, vitaminas, em cima de frutas e onde mais desejar. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por