GERAL

Inverno exige uma atenção especial à saúde dos idosos

A gerontóloga Elizabeth Carvalho dos Santos Freitas afirma que é preciso atenção às roupas usadas pelos idosos nesta época do ano

Marcela Pires
Publicado em 17/07/2016 às 11:58Atualizado em 16/12/2022 às 18:05
Compartilhar

Foto Arquivo

A gerontóloga Elizabeth Carvalho dos Santos Freitas afirma que é preciso atenção às roupas usadas pelos idosos nesta época do ano

Durante a estação mais fria do ano, iniciada no dia 20 de junho, os cuidados com a saúde dos idosos devem ser redobrados. “Neste período de baixas temperaturas, é importante para o idoso que cuidadores e familiares tomem certas precauções, pois a população da terceira idade tem a saúde muito vulnerável”, diz a enfermeira Larissa Carvalho Silva.

A profissional destaca que pessoas na terceira idade são mais suscetíveis à hipotermia no inverno ou a contraírem uma doença. “Uma simples gripe pode deixá-las de cama, o que já é um sinal de alerta, pois, a partir daí podem surgir outras doenças, como a pneumonia. As pessoas mais velhas têm uma menor circulação sanguínea e um metabolismo mais lento, o que propicia o aparecimento de doenças”, reforça.

Larissa lembra também que os idosos são bastante propensos à desidratação, pois a maioria deles come e bebe menos que as pessoas mais jovens. “De uma forma geral, nesta época do ano, as pessoas também sentem menos sede e acabam não ingerindo a quantidade suficiente de líquido para manter os níveis de água no organismo normalizados. Só que nos idosos, a tendência a uma desidratação é maior, o que pode provocar acúmulo de secreções e aumentar o risco de doenças respiratórias”, explica.

No tempo mais frio, o aparecimento de constipações e de gripes também é mais frequente e, no caso dos idosos, mais preocupante. “Considerando que o inverno é a estação do ano mais propícia ao desenvolvimento e à propagação de vários tipos de vírus, os idosos precisam estar protegidos. A primeira atitude é, sem dúvida nenhuma, a prevenção. É primordial que tomem a vacina da gripe durante o período da campanha. Pessoas com mais de 60 anos têm o direito à dose da vacina e não devem ficar sem a imunização. A vacina demora alguns dias para fazer efeito e, no período de frio, as chances de contágio da doença aumentam. A pessoa idosa deve ser vacinada todos os anos”, alerta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75%, a mortalidade por complicações da influenza.

Para a gerontóloga Elizabeth Carvalho dos Santos Freitas, administradora de um hotel geriátrico, ficar atento às roupas usadas pelos idosos também é importante. “O que os idosos vestem no inverno é determinante para o seu bem-estar e conforto. Usar roupas quentes e estar em ambientes bem aquecidos evitam a perda de calor e minimizam o risco de hipotermia, comum em pessoas na terceira idade, principalmente durante o inverno. Os cuidados são simples e praticamente os mesmos que temos conosco mesmo, mas como os idosos são mais frágeis e muitas vezes mais debilitados, tanto fisicamente quanto psicologicamente, é preciso que cuidadores e familiares ofereçam mais atenção, carinho e dedicação a eles”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por