JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

GERAL

Centro de Reabilitação distribui 47 cadeiras motorizadas em um ano

Karen Silva, terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação do HC-UFTM, afirma que seis pessoas estão aguardando na fila de espera para receber o equipamento, que é adquirido por meio do SUS

- Por Letícia Morais Última atualização: 01/06/2016 - 14:51:28.

 O Centro de Reabilitação do Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM) está distribuindo 32 novas cadeiras de rodas motorizadas a pacientes, em sua maioria vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com a terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação, Karen Silva, seis pessoas aguardam na fila de espera para conseguir uma cadeira de rodas motorizada.

“Temos uma fila de espera pequena, pois, neste mês de maio chegaram 32 cadeiras para entregarmos, com isso, reduzimos a fila. Quem ainda está aguardando, são pessoas que pediram em abril e maio, que vão pegar nos próximos dias”, explicou a terapeuta ocupacional. É importante destacar, segundo Karen, que o Centro de Reabilitação atende região composta por 19 municípios, incluindo Uberaba. “Então as cadeiras de rodas motorizadas são distribuídas entre todo esse público”, afirma.

O Centro de Reabilitação do HC-UFTM distribuiu 47 cadeiras motorizadas de maio de 2015 até maio deste ano. O recurso para aquisição das cadeiras, segundo Karen, é federal, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para adquirir uma cadeira, primeiro a pessoa passa pelo médico, depois pelo terapeuta ocupacional para fazer a prescrição do equipamento. Isso tudo de acordo com a avaliação motora, cognitiva, visual e auditiva do paciente, feita aqui no centro”, esclarece.

Sob medida. Conforme Karen, as cadeiras são feitas de acordo com as medidas e a necessidade do paciente. “Com a prescrição, encaminhamos a documentação para o secretário Municipal de Saúde, que autoriza a compra. Então a SMS autoriza o fornecimento e o hospital realiza a compra”, salienta. A terapeuta explica que outros tipos de cadeiras também são fornecidos pelo centro por meio do SUS, como as comuns e para banho.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia