GERAL

Período chuvoso anima produtores rurais da região

Trabalho nas propriedades rurais de Uberaba e região é intensificado e, segundo presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, há possibilidade de novas contratações de mão de obra especializada

Letícia Morais
Publicado em 18/11/2015 às 15:29Atualizado em 16/12/2022 às 21:13
Compartilhar

A chegada da chuva tem intensificado o trabalho dos agricultores em Uberaba. O período chuvoso anima os produtores rurais, que cogitam a contratação de mais mão de obra qualificada para auxiliar na produção. Isso porque os produtores almejam colher a soja precoce em fevereiro, permitindo o plantio da safrinha de milho, milheto e sorgo.

Para o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges, o momento é propício para a germinação da cultura, principalmente da soja. “O trabalho está intensificado nas propriedades de plantio de soja e milho. Muita gente está plantando por 24h, alternando em dois ou três turnos para aproveitar a janela de tempo. Quem já conseguiu plantar, provavelmente, no final da primeira quinzena de fevereiro já deve ter alguma coisa de soja superprecoce, já pronta para a colheita”, destacou.

O presidente sinaliza aumento nas contratações de mão de obra especializada, fundamentadas na intensificação de trabalho nas áreas rurais. “Com certeza os produtores devem contratar, haja vista a pressa em cumprir o plantio no tempo ideal. Além disso, há possibilidade, caso o clima ajude, de produção de uma safrinha de milho, principalmente aqueles para os produtores de soja”, explica.

Romeu afirma que mais de 90% da produção na cidade é feita por meio do plantio direto. “As demais [os outros 10%] são algumas áreas que estão sendo abertas agora ou renovação de canavial. Os produtores utilizam essa nova tecnologia por ser melhor financeiramente e também para o meio ambiente, propiciando, assim, mais qualidade da matéria orgânica e também dos microrganismos do solo”, ressalta o sindicalista.

Expectativa. Pensando nas próximas safras, Romeu Borges acredita que o ano de 2016 seja melhor do que anos anteriores. “Nós tivemos três anos seguidos de seca com muitos problemas climáticos, mas acreditamos que esse ano seja melhor principalmente para a safra de verão, que é a que está sendo plantada agora”, almeja.

Atenção redobrada. O presidente do Sindicato Rural também faz alerta aos produtores para os cuidados com as propriedades rurais, tendo em vista os recentes roubos pela região. “A gente cobra dos produtores atenção aos roubos, principalmente de defensivos. Pedimos que tomem cuidado e evitem aglomerar muitos defensivos em suas propriedades para que não despertem a curiosidade de marginais. Então, instruímos para que busquem os produtos de forma periódica para evitar situações nesse sentido”, orienta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por