JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

ESPORTE

Charanga busca tricampeonato no Desafio de Baterias da CIA

O Desafio de Baterias integra o quadro de disputas da Copa Inter Atléticas (CIA), realizada entre os dias 20 e 23 junho

07/06/2019 - 00:00:00. Última atualização: 07/06/2019 - 08:07:25.

Foto/ Divulgação


Desafio vai reunir 24 equipes para a disputa na 5ª edição da CIA

O Desafio de Baterias integra o quadro de disputas da Copa Inter Atléticas (CIA), realizada entre os dias 20 e 23 junho. Neste ano, o torneio será realizado entre 24 equipes divididas em duas. É o maior número desde o lançamento da competição, em 2015. O júri será composto pelos mestres de bateria da Escola de Samba Império de Casa Verde, Rogério Figueira - conhecido como Tiguês; Robson Campos, o Zóinho; e pelo ex- diretor da bateria Mocidade Alegre, Marcelo Pires, o Tieta. 

Considerada a bateria mais antiga do Brasil, a Charanga, da Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem 50 anos e está em busca do tricampeonato. Na CIA, saiu vencedora em 2016 e 2018.

A dinâmica do torneio seguirá o padrão dos anos anteriores. Cada bateria pode se apresentar em até 10 minutos. Além da harmonia, os especialistas vão avaliar outros quatro quesitos: equalização, apresentação, versatilidade e execução. As três primeiras colocadas receberão troféu, medalhas e bonificação em dinheiro convertida para a compra de novos instrumentos.

"São baterias de qualidade técnica indiscutível e mesmo aquelas que não eram favoritas ao título anteriormente podem surpreender, pois estão atrás de conhecimento contínuo. Será, certamente, o desafio de maior equilíbrio e com a certeza de grandes shows por parte das baterias", afirma o mestre Rogério Figueira, que compõe o time de jurados pela quarta vez.

A Bateria Integrada da Engenharia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) levou o troféu, em 2017, e busca o título de bicampeã. A Bateria Fumarado do curso de Medicina da Universidade de Uberaba, campeã em 2015, também está na disputa.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia