ARTICULISTAS

Não somos cachorros...

Hoje não vou falar do Enem, embora eu e todo o resto do Brasil estejamos indignados com o “presidente” Lula

Luiz Carlos Amorim
Publicado em 15/11/2010 às 00:19Atualizado em 17/12/2022 às 06:54
Compartilhar

Hoje não vou falar do Enem, embora eu e todo o resto do Brasil estejamos indignados com o “presidente” Lula, que vem a público dizer que o Exame foi um sucesso total e indiscutível, apesar de todo o desastre, o fiasco em que ele foi transformado, em detrimento de milhares de estudantes. E do cancelamento da suspensão, para que o MEC não faça outra prova.

Quero falar de uma apresentação que recebi da minha amiga Márcia, sobre cães. São fotos belíssimas de cães de todos os tipos, com pensamentos e máximas de famosos e de anônimos. Numa época em que a crueldade com os cães chega a níveis intoleráveis, como tivemos a infelicidade de comprovar, quando queimaram a cadela Pedra VIVA e o pobre animal sofreu quatro dias até morrer e quando, dias depois, em outra cidade do Estado, amarraram outro cão a uma moto e saíram arrastando o infortunado animal. O ser humano está cada vez menos humano, a violência aumenta e se alastra cada vez mais.

Um dos pensamentos da apresentação, então, me chamou a atenção mais do que os outros, pois comparava justamente nós, seres humanos, com os cães: “Não me chame de cachorro. Não mereço tão alto qualificativo. Não sou tão fiel nem tão leal... Sou só um ser humano.” Não é a máxima das máximas? Não há, mesmo, nada mais fiel e leal do que nosso cão. E nós os maltratamos, abandonamos, nós até os matamos. Não há registro da autoria do texto, mas ele devia estar em outdoors por todas as ruas de todas as cidades, nas páginas dos jornais, no rádio e na televisão.

Outros pensamentos, dentre tantos, também são profundos e verdadeiros: “Um cão é a única coisa na terra que te amará mais do que tu amas a ti mesmo” – Josh Billings; “Quando você abandona um cão porque já ‘não lhe serve’, seus filhos aprendem a lição. Talvez façam o mesmo quando você ficar velho. Pense nisso”; “Amor é quando seu cão lhe lambe a cara, ainda que você o deixe só o dia inteiro” – Anita, 4 anos; “Podes julgar o coração de um homem segundo ele trata os animais” – Kant; “É vergonhoso que, sendo o cão o melhor amigo do homem, seja o homem o pior amigo do cão” – Eduardo Lamazón; “A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela forma como seus animais são tratados.” – Gandhy.

Essas não são palavras jogadas ao léu, devíamos refletir, e muito, sobre elas. Talvez consigamos, ainda, resgatar nosso lado mais humano e tentar, quem sabe, nos equipararmos aos cães.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por