Nesses dias, tenho pensado muito em você
Nesses dias, tenho pensado muito em você, mulher guerreira desse nosso Brasil.
Mulher, você é a criatura que sustenta o lar, com toda a multiplicidade de tarefas e compromissos, tenha ou não tempo. Você é sempre cobrada, não somente por aquilo que deixou de ser feito, mas, muitas vezes, até mesmo pelo que foi realizado e não compreendido.
Mulher, você é a criatura que consegue, ao mesmo tempo, desempenhar as múltiplas ações que a vida exige: muitas vezes estuda, trabalha, toma conta do lar, divide-se em várias e se multiplica mais ainda em tantas outras.
Mulher-mãe: você participa da mesma capacidade de Deus-Criador, quando em seu ventre gera vidas que darão continuidade a outras vidas. E você se entrega, naquele abraço que só as mães possuem, ora acariciando suas crias, ora defendendo-as das crueldades do mundo, ora com elas sorrindo nas situações de alegria e chorando muito mais nas intempéries e tristezas.
Mulher-companheira: você é a criatura que não consegue ser apenas a esposa, mas há vezes em que também é a amiga confidente; a amiga nos infortúnios; a amiga conselheira nos momentos de desabafo; a amiga quase mãe, em certas situações: aquela que se alegra com as vitórias do esposo, e sabe sofrer, junto com ele, nas “rasteiras” que a vida muitas vezes dá.
Mulher-desapeg você é aquela criatura que pensa em tudo e em todos; que cuida de tudo e de todos; que sofre com tudo e com todos; que se entrega inteira a tudo e a todos, no esquecimento de si própria, como se possuísse imensas asas a abrigar aqueles que de você dependem, na tentativa constante de proteção, ignorando, muitas vezes, as próprias fragilidades: nesses momentos, você se agiganta, conseguindo as forças que não possui, mas conseguindo-as, transformadas agora em sustentáculos vibrantes.
Escrevi tudo isso, mulher amiga, para enobrecê-la por tudo que representa na sociedade: pense, sim, em tudo e todos; cuide, sim, de tudo e de todos. Mas para isso, pense também em você; cuide também de você: de sua saúde física e mental; de sua alma despojada e sempre pronta para o outro. Pense também em você; cuide também de você, para que tenha forças e saúde suficientes para pensar e cuidar de todos que a rodeiam e a amam.
(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro [email protected]