ARTICULISTAS

Mercado Municipal

João Eurípedes Sabino
forumarticulistas@hotmail.com
Publicado em 11/08/2022 às 19:11Atualizado em 18/12/2022 às 21:14
Compartilhar

A história dele é longa. Foi iniciado no ano de 1922 e inaugurado em 1924. Atravessou várias décadas e nos idos de 1992/1993 teve concluídas as remodelações que hoje vemos internamente. Fonte: placas alusivas a tais eventos, expostas dentro do imóvel. Orlando Ferreira, o Doca, era contra o modelo da obra, tanto que a comparou com uma forma de fazer bolo em seu livro “Terra Madrasta”. Refiro-me ao nosso Mercado Municipal.

Desde os anos cinquenta, vivencio de perto o local. Onde estarão os argolões metálicos então chumbados nos meios-fios que contornam o prédio? Tais peças serviam para amarrar os cabrestos de equinos e até de bovinos enquanto seus donos iam ali comercializar. Na extrema esquerda (de quem sai pela extremidade superior do imóvel), junto ao muro, existia um tanque d’água para saciar a sede dos animais de carroça ou charretes. Consta que Juscelino Kubitschek em sua campanha para a Presidência da República, discursando na Praça Manoel Terra, teria apontado o dedo indicador para o presídio, que ali existia, e dit “Ainda farei dessa cadeia uma grande Faculdade de Medicina”. Os dezoito fundadores e toda Uberaba viram o sonho de JK ser realizado.

Hoje o nosso Mercadão passa por reformas, adequações, adaptações, etc. Prefiro o termo restauração. Ao passar por sua lateral, estando o tapume aberto, doeu-me a alma ao ver amontoadas as milenares pedras que pavimentam o entorno da edificação. Não está longe o tempo em que questionei sobre a soltura de paralelepípedos na avenida Presidente Vargas e recebi como resposta: – “Em Uberaba não temos calceteiros para lidar com paralelepípedos”. Tá! Cabe então a pergunta: as pedras removidas no Mercadão (não) voltarão (sim) para o mesmo local? Fiz contatos com prefeituras de algumas cidades e lá os paralelepípedos são preservados em seus lugares. As Praças de São Pedro, no Vaticano, e Vermelha, em Moscou, possuem centenas e centenas de anos e ainda preservam os seus paralelepípedos, todos colocados à mão. Felizmente, o nosso senso de preservacionistas tem evoluído, porém não o suficiente.

Conheço gente disposta a se deitar diante das máquinas lançadoras de asfalto para evitar a cobertura das últimas pedras que testemunharam a nossa história. O Mercado Municipal de Uberaba merece ter até um espaço para registro da sua memória.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por