ARTICULISTAS

Mais tolerância

O processo de passagem do tempo na terra

Terezinha Hueb de Menezes
thuebmenezes@hotmail.com
Publicado em 28/04/2013 às 14:23Atualizado em 16/12/2022 às 04:42
Compartilhar

O processo de passagem do tempo na terra é fundamental na maturação do ser humano. Em face dos acontecimentos ao longo da caminhada, nossas reações, na maturidade, divergem daquelas de quando mais novos. A vida vai-nos tornando mais flexíveis, mais tolerantes, mais compreensivos, mais prudentes e equilibrados no julgamento de nossos semelhantes.

Muitas vezes, aquele que está perto de nós, ou mesmo longe, é julgado com olhar muito rigoroso, por pequenas e insignificantes atitudes, por nós consideradas incorretas.

Interessante observar que comportamentos irrepreensíveis de determinada pessoa, em uma vida inteira, de repete se veem esquecidos por causa de um pequeno deslize. Isso é característica do ser human extremamente rígido para julgar os atos alheios, mas extremamente elástico no julgamento dos próprios atos.

É preciosa a orientação de Crist que tiremos primeiro o cisco de nosso olho para, depois, reparar e criticar o cisco no olho do outro.Por isso é importante, antes de qualquer crítica ao nosso semelhante, que nos coloquemos no seu lugar. Por isso é importante que não julguemos isoladamente um suposto pequeno erro de nosso irmão, muitas vezes gota no oceano de suas qualidades, de atitudes corretas em toda a vida. Por isso é importante, antes de criticar, observar o contexto em que ocorreu determinado procediment nem sempre temos alcance suficiente para julgar os atos alheios.

O pior ocorre quando uma fala maldosa extrapola limites, atrelada à rapidez da maledicência, sem, às vezes, se ter certeza da veracidade dos fatos, atingindo proporções danosas ao ser-objeto da maldade.

Não se trata, aqui, de conivência com situações ofensivas aos padrões éticos. Trata-se, sim, do incômodo que é observar aqueles que se sentem donos da verdade, aqueles que se julgam detentores da perfeição, arrogando-se o direito de massacrar quem se distancie de seu modo de pensar.

É deprimente observar, em alguns, preocupações exageradas com insignificâncias, quando existem, no ser humano, tantos fatores positivos e alentadores.

Infelizmente, somos ágeis em salientar aquilo que nos parece negativo, mas morosos e desinteressados em realçar avanços, conquistas e atitudes benfazejas.

Talvez na esteira de tudo isso possam estar presentes laivos de inveja ou de despeit se não conseguimos algo, como conseguiu aquele que invejamos, vamos aguardar o primeiro deslize – segundo nossa ótica, muitas vezes torta – para tentar minar a sua caminhada.

É complexo o interior human por isso toda atenção se faz necessária para que consigamos colocar-nos no lugar do outro, antes de tecermos julgamento sobre ele. Talvez assim a compaixão se faça mais presente na vida de todos nós.

(*) Educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por