ARTICULISTAS

Inteiramente musical

João Carlos Martins: mais do que superação de vida, transformou sua superação em trampolim para promover a superação de outros

Terezinha Hueb de Menezes
thuebmenezes@hotmail.com
Publicado em 19/06/2010 às 20:20Atualizado em 20/12/2022 às 05:52
Compartilhar

João Carlos Martins: mais do que superação de vida, transformou sua superação em trampolim para promover a superação de outros. Não o intimidou a perda da movimentação de uma das mãos, depois da outra, consequência de acidente, nem mesmo da LER (Lesão por Esforço Repetitivo), forçando-o a afastar-se do piano. Soube, como bom jogador  nos campos da vida, driblar a descrença e o desânimo, buscando outros rumos que o realizassem. Transformou-se em maestro.

Emocionante a apresentação de João Carlos Martins em Uberaba, como exímio maestro da Orquestra Filarmônica Bachiana. Emocionante perceber que, além das mãos, regendo os músicos, todo ele, enquanto atua, é inteiramente musical: o corpo segue a movimentação das mãos, a face assume a emoção dos acordes, todo ele parecendo uma orquestra corporal com os movimentos coordenados ao som das notas musicais.

Apenas alguns dedos? Não importa. O piano que, com certeza, ao longo da vida ouviu confidências, embalou alegrias, chorou de tristeza com seu companheiro, sabe obedecer aos acordes que as mãos truncadas conseguem arrancar de suas teclas.

Fico pensando, como dedução do que li e ouvi sobre o grande artista, que os dons de cada um não podem ser enterrados, como diz o Evangelho. Ainda que haja turbulências, é preciso seguir por outros caminhos para continuar lutando pelos ideais de vida. Quantos há que desperdiçam seu potencial ou simplesmente o guardam a sete chaves, num egoísmo mórbido para não repartir o conhecimento que detêm, a arte que transborda do ser, o domínio no campo científico ou em outras áreas do saber humano?

E vejo, com ternura, que João Carlos Martins não se deu por satisfeito em apenas conseguir driblar seus problemas: mas saiu a campo para descobrir talentos, foi conhecer gente simples, cuja carência impedia o acesso aos bens culturais, irmanou-se com grupos necessitados de atenção, garimpando neles diamantes de arte e beleza. Tem sido um descobridor, não para si, mas para o Brasil e o mundo, mostrando, com seu trabalho, que muitos não conseguem realizar seus sonhos por falta de oportunidade. E é esta oportunidade que o grande músico tem proporcionado a quantos necessitem.

Vendo a forte figura musical de João Carlos Martins com todas suas conquistas, apesar das limitações que o acometeram, sem entregar-se ao desânimo ou às lamúrias – à emoção, sim, fico pensando em quanto, muitas vezes, somos pequenos diante de nossas dificuldades, em quanto somos acomodados, também e outras vezes, com a justificativa de que a vida nos virou as costas: preciso é, sim, que saiamos à luta, em vez de apenas choramingar pelos cantos da existência.

 

(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

thuebmenezes.blogspot.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por