Caminho da Medalha. Ladeira que sobe, ladeira que desce
Caminho da Medalha. Ladeira que sobe, ladeira que desce. No alto, a torre, sinos que chamam, que clamam, que glorificam, sinos que acolhem. A ramagem acenando esperança. O templo, recendendo a Fé.
No altar, mãos estendidas em graças, a Senhora da Medalha. As bênçãos sendo espalhadas. O clima de acolhimento, mistério e crença. A esperança.
Caminho da Medalha. Para os que precisam pedir. Os desvalidos. Aqueles que buscam saúde. Que aguardam emprego. Que são sós e amargam a solidão. Que querem ver a vida com olhos de quem afaga o presente e tem crença no futuro. Mas que se encontram embaçados pelo véu da descrença e pela venda do desânimo. Aqueles que perderam o rumo e buscam o reencontro. Aqueles que, banidos da sociedade, sufocam-se na vida marginal da miséria material ou moral. Aqueles que, vendo esgotar-se o último sopro da esperança, temem atolar-se no lamaçal da entrega.
Caminho da Medalha. Para os que precisam agradecer. Alçar a alma aos céus e dar graças. Tão poucos. Como o leproso, único entre os dez, que se lembrou de dizer “obrigado”. Tão poucos, mas existentes. Aqueles que se sentiram ressurgir das ruínas. Das armadilhas que a vida prega. Das tristezas que emudecem a boca e o coração. Das lágrimas que tentam sufocar a esperança. Do desespero, na falta de saída.
Caminho da Medalha. Ladeira que sobe, ladeira que desce. Nelas, legiões de santos. Legiões de anjos. Mãos em prece, procissão interminável. Invisíveis aos olhos humanos, mas concretos na glorificação daquela que é amor. Mãe do Cristo e dos homens. Daquela que traz sempre os braços estendidos, mãos voltadas para a humanidade. Sempre. Porque suas graças, caudal inesgotável, estão disponíveis para os que creem.
Do alto da colina, ladeira que sobe, ladeira que desce, os caminhos levam à Medalha, de onde a Senhora das Graças ilumina o coração de toda Uberaba, através de seus filhos.
(Do livro Temas do Cotidiano)
(*) educadora do Colégio Nossa Senhora das Graças e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro