Um dos assuntos mais discutidos entre a comunidade científica mundial se refere aos testes e pesquisas com substâncias que podem inibir a multiplicação de células cancerosas. A cada dia, novas pesquisas surgem e novos médicos e pesquisadores se destacam, com suas hipóteses e descobertas. Nos últimos anos, uma teoria que tem despertado atenção especial é a do oncologista italiano Tullio Simoncini.
Ainda que não muito divulgado na mídia, o seu estudo já tem sido alvo de discussões intrigantes nos simpósios e eventos relacionados à oncologia. Isso porque o médico apresenta uma visão sobre o câncer bem diferente do que prega a medicina convencional. Para ele, o câncer é resultado de uma infecção causada por fungos e o seu combate pode estar associado à ingestão de bicarbonato de sódio, um alimento altamente alcalinizante (aumenta o pH do sangue, reduzindo a sua acidez) e que também tem propriedades antifúngicas.
Simoncini iniciou a sua investigação a partir de uma constatação básica preliminar: “todos os pacientes que tem câncer possuem muitas aftas. Ora, se a afta é causada pelo fungo Candida albicans, o câncer também não poderia estar relacionado à presença infecciosa desse fungo?”
A partir daí, o médico passou a analisar o aspecto dos tumores, chegando a uma segunda conclusão, que ele apresentou em um simpósio internacional, realizado em setembro de 2008. Ele afirmou que o tumor é uma massa, porque é uma infecção, porém, um tipo de infecção bem diferente da bacteriana. Esse aspecto do tumor remete a uma colônia de fungos, que, quando se juntam, formam exatamente uma massa branca (a mesma que é vista nos exames e testes oncológicos). Assim, Simoncini passou a pregar que o câncer é o resultado de uma infecção causada pelo fungo Candida albicans e suas variantes. Para ele, o tumor não é provocado por uma divisão celular anormal e o câncer não teria relação com a genética. Seus estudos contemplam a ideia de que a infecção fúngica provoca um desequilíbrio no organismo, alterando diversos estados normais de nosso corpo.
E como começa esta infecção? Aí vem a relação com a alimentação e os maus hábitos de vida. Uma dieta rica em açúcares e gorduras provoca a acidez de nosso sangue. Nesta condição, muitas bactérias naturais ao nosso organismo e que ajudam a combater a proliferação dos fungos morrem. São criadas, então, as condições para que os fungos (que também já existem em pequenas quantidades em nosso corpo) se reproduzam e proliferem, criando uma situação infecciosa.
O bicarbonato de sódio, como um alcalinizante natural e um antifúngico, entraria no combate a essa infecção e, de acordo com experimentos realizados por Simoncini, muitos casos de portadores de câncer tratados com o bicarbonato tiveram resultados bastante satisfatórios, com a redução e até a eliminação do tumor.
É claro que devemos ter uma cautela muito grande e, antes de qualquer iniciativa, vale buscar se informar bastante e pesquisar sobre dados concretos referentes à hipótese. É fundamental ter o acompanhamento de um médico, para que todo e qualquer procedimento seja realizado da maneira correta. Para se informar mais sobre a pesquisa de Tullio Simoncini, acesse o seu site: http://www.curenaturalicancro.com/.