GREVE

Servidores do Judiciário paralisam por 24h em ato pela valorização da categoria

Profissionais contestam demora no avanço do Plano de Carreira e pedem melhoria nas condições de trabalho

Publicado em 19/06/2024 às 19:39Atualizado em 20/06/2024 às 15:40
Compartilhar
 (Foto/Shutterstock/Ilustrativa)

(Foto/Shutterstock/Ilustrativa)

Servidores da Justiça Federal, em Minas Gerais, vão paralisar as atividades por 24h. Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg) programou manifestação em Belo Horizonte, capital do estado, nesta quinta-feira (20), em frente ao Fórum Trabalhista.

A categoria afirma que trabalha em condições precárias, com falta de pessoal e reestruturação desatualizada e parada há mais de seis meses no Supremo Tribunal Federal (STF). Sob esses argumentos, os servidores farão as manifestações em agenda nacional com ordem prioritária pelo Plano de Carreira.

A mobilização, conforme comunicado da categoria, visa mostrar força para garantir a execução do plano de carreira da categoria, além do respeito pelos servidores públicos e a defesa de todos os cargos.

Davi Landau, coordenador executivo do Sitraemg, analisou o quadro e pediu urgência nas tratativas. "O anteprojeto do nosso Plano de Carreiras já foi protocolado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Precisamos que ele seja enviado com urgência ao Congresso Nacional",

Outro questionamento é a destinação dos recursos com volume predominantemente aos juízes. “O orçamento, que deveria ser bem dividido entre servidores e magistrados, vem sendo destinado, sem democracia, mais para os juízes. Isso causa revolta entre aqueles que ajudam no cumprimento das metas”, ressalta Davi.

Além da capital mineira, estão previstos atos nas principais cidades do estado, como na região metropolitana de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis, Pará de Minas, entre outros.

A opção pela greve foi decidida pelos próprios servidores, durante assembleia realizada no dia 29 de maio, em Belo Horizonte. O Sitraemg tomou todas as medidas visando assegurar aos servidores o respaldo junto às instituições para poderem participar com tranquilidade do movimento, sem medo de represálias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por