MAGIA!

Presépio, guirlanda e Papai Noel: Conheça o significado dos símbolos do Natal

Juliana Corrêa
Publicado em 22/12/2024 às 17:48Atualizado em 23/12/2024 às 04:59
Compartilhar
O Natal é uma data comemorada em boa parte do mundo (Foto/Reprodução)

O Natal é uma data comemorada em boa parte do mundo (Foto/Reprodução)

O Natal é uma data comemorada em boa parte do mundo. No Brasil, durante o mês de dezembro, é comum encontrar decorações em ambientes diversos, além da tradicional ceia no dia de Natal, com família reunida e troca de presentes. No entanto, em meio a árvores de Natal, presépios e Papai Noel, você sabe o que significam os símbolos do Natal? 

O historiador e teólogo Victor Hermógenes contou à reportagem do Jornal da Manhã um pouco sobre os significados das figuras natalinas tão presentes nesta época do ano, mas que raramente paramos para pensar no significado. Começando pelo próprio Natal, que é uma data comemorativa cristã, em que é celebrado o nascimento de Jesus Cristo, que, para os cristãos, é o próprio Deus encarnado. 

O nascimento de Jesus não se deu em 25 de dezembro, sendo esta data escolhida por volta do ano 570 d.C. Por ser este um dia do ano próximo ao solstício de inverno, no hemisfério norte, muitos povos celebravam o Sol nesta data. Os cristãos da época decidiram, então, celebrar o nascimento de Jesus neste dia, referenciado na Bíblia como Sol da Justiça, segundo Hermógenes. 

Uma das figuras mais vistas no Natal certamente é o Papai Noel. O bom velhinho, que toda noite de Natal sai em um trenó distribuindo presentes às crianças, foi inspirado em São Nicolau, arcebispo na cidade de Mira, na Turquia, que viveu no século IV. Era famoso por ajudar crianças em necessidade. O Papai Noel como conhecemos hoje surgiu séculos mais tarde, como a reformulação de São Nicolau pela Coca-Cola. 

Alguns símbolos, de acordo com o historiador e teólogo, não têm a origem bem definida. É o caso da árvore de Natal, presente na maioria dos lares brasileiros, a qual diversos países alegam ser os originários da ideia e aplicam cada um à sua mitologia/tradição neste símbolo. Já a guirlanda, com a forma arredondada, possui propositalmente uma forma sem começo e sem fim. “Na tradição cristã, esta eternidade aponta para o Advento, palavra que vem do latim Adventus Redemptoris, ou a ‘Vinda do Redentor’. Faz parte do ano litúrgico desde o século VI”, conta Hermógenes. 

Bastante comum nesta época do ano, presépios representam a cena do nascimento de Jesus, como se fosse um porta-retratos daquele momento. Mostra a cena descrita na Bíblia, de Jesus deitado em uma manjedoura, dentro de uma estrebaria (pois as hospedarias da cidade de Belém estavam lotadas), ladeado por seus pais e recebendo as visitas de pastores de ovelhas e os presentes de três reis magos. Os quais, conta Hermógenes, não eram (necessariamente) três, nem reis. “Eles eram estudiosos, espécie de astrólogos que conheciam as profecias e aguardavam a chegada do Rei dos judeus. A Bíblia também não fala que eram três, nem muito menos cita o nome deles, podiam ser dois ou mais. Os presentes representam riquezas do mundo antigo que seriam dignas de um Rei receber”, esclarece. 

Outro símbolo do Natal que está ligado ao presépio e aos “reis magos” é a estrela, sempre presente nas decorações e ocupando lugar de destaque no topo da árvore de Natal. Esta estrela representa uma estrela diferente que surgiu no céu naqueles dias e guiou os magos, durante mais de um ano de caminhada, até onde estava Jesus, para que os magos pudessem adorá-lo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por