PRESOS PELA PF

Mineiros foragidos presos nos EUA chegam ao Aeroporto Internacional de Confins

Cinco brasileiros chegaram no terminal da Grande BH, sendo três deles de Minas; entre os mineiros está um ex-vereador de Novo Cruzeiro, no Jequitinhonha.

O Tempo
Publicado em 02/06/2024 às 09:49
Compartilhar

Cinco brasileiros - entre eles três mineiros - foram presos na última sexta-feira (31 de maio) pela Polícia Federal (PF) ao desembarcarem no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital. Os suspeitos foram detidos e deportados em um voo vindo dos Estados Unidos. 

Entre os presos está o ex-vereador de Novo Cruzeiro, cidade do Vale do Jequitinhonha, Valdeci Passos Soares, de 47 anos, que era foragido da Justiça de Minas e estava com Alerta Vermelho da Interpol. Segundo a PF, ele foi condenado a 25 anos de prisão por tráfico de drogas e posse de arma de fogo e munições, por "recrutar adolescentes para a venda de drogas naquele município". 

"Empenhados em sua localização, policiais militares da Diretoria de Inteligência deste Estado obtiveram informações de que ele estaria em Utah/EUA. No último  1º de maio, o foragido foi preso em Salt Lake City por policiais do escritório da ERO (Enforcement and Removal Operations) daquela cidade", detalhou a corporação. 

Além do ex-vereador, também chegou à capital um homem de 43 anos, que também tinha o alerta Vermelho da polícia internacional, foragido por um homicídio ocorrido em 2005 na cidade de Gonzaga, na região do Rio Doce. O assassinato, cometido com dois comparsas, aconteceu com uso de um porrete contra a vítima. O homem foi condenado a 16 anos de cadeia e estava nos Estados Unidos desde 2019. 

Por fim, o último mineiro deportado, de 23 anos, é de Governador Valadares, também no Rio Doce. Ele teve o nome incluído na lista vermelha da Interpol em agosto de 2022, após ser condenado  a 4 anos de prisão por tráfico de drogas. 

Outros brasileiros

Conforme a PF, além dos três mineiros também chegaram no aeroporto da capital dois homens oriundos de outros Estados, mas que também foram presos nos Estados Unidos. Um deles, um homem de 40 anos natural do Paraná, era foragido após estuprar a sobrinha dos 6 aos 12 anos na cidade de Paranavaí, no mesmo Estado. Ele foi condenado a 15 anos de prisão. 

Também foi preso um suspeito de 43 anos condenado pela Justiça de Aracruz, no Espírito Santo, por estupros de vulnerável cometidos contra três vítimas naquele estado. 

Após passarem por exame de corpo de delito, dois dos cinco presos foram levados para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, um para o Presídio Antônio Dutra Ladeira e os outros dois para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por