Em plena pandemia, proteger crianças e adolescentes nunca foi tão importante. Com o intuito de colocar à violência sexual contra eles em pauta, o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (FEVCAMG) e parceiros, realizam uma transmissão virtual sobre o assunto. Com o tema: "Prevenção às violências sexuais contra crianças e adolescentes: Os desafios e novos caminhos para a rede de proteção”, o evento será transmitido nesta terça-feira (06), às 10h, no canal do youtube do FEVCAMG.
A live conta com palestra de Cinthia Sarinho, psicóloga da Fundação Roberto Marinho, mediação de Alineriane de Siqueira, que é assistente social e representante do FEVCAMG, e participação de Isadora César, adolescente representante de Brasília de Minas no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MG).
Segundo a organização, a iniciativa para a live surgiu da necessidade de contribuir com a formação de uma rede de proteção à criança e ao adolescente em casos de abuso sexual, que devem se tornar evidentes no retorna às aulas. “A principal proposta é abrir um espaço para um diálogo formativo com atores do sistema de garantia de direitos. Visando um maior conhecimento de como lidar com os casos de abuso e exploração sexual no contexto da pandemia e do pós-pandemia”, explicou Alineriane de Siqueira.
A assistente social ressaltou que pandemia aumentou a necessidade de se falar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes por vários fatores. “O fato da criança estar em casa com o possível agressor [no que se refere ao abuso sexual intra familiar], pois, sabemos que a maioria dos casos se dá com pessoas muito próximas ao convívio familiar da criança ,como pais e padrastos. E o fato da pandemia ter aumentado a desigualdade social, a pobreza é fator decisivo para que crianças e adolescentes sejam exploradas sexualmente no contexto da prostituição”, apontou.
O evento pode ser acompanhado através do link.