GERAL

Céu do mês: agosto favorece observação de Vênus e tem ocultação de Marte

Publicado em 03/08/2020 às 19:42Atualizado em 18/12/2022 às 08:24
Compartilhar

Foto/Reprodução

Quem observa regularmente o céu logo percebe que a Lua e os planetas não aparecem em qualquer lado do firmamento. Esses astros, assim como o Sol, percorrem uma faixa do céu conhecida há milênios como Zodíaco. Eventualmente, a Lua passa exatamente em frente a um dos planetas, um fenômeno conhecido como ocultação e que é espetacular de ser observado através de um telescópio.

Em agosto e setembro os brasileiros terão duas chances de acompanhar a ocultação de Marte pela Lua. 

No próximo dia 12, vamos ter mais uma chuva de estrelas, na noite dos meteoros Perseidas, originários da poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. Esta é uma chuva de meteoros que favorece os observadores do hemisfério norte. Este ano, o pico da atividade acontece na madrugada do dia 12 de agosto. Olhe para o norte uma hora antes do amanhecer. Quanto mais escuro o local da observação, melhor.

Já no dia seguinte (13), a estrela D’Alva, conhecida como Vênus, o planeta mais brilhante, alterna suas aparições nos céus matutino e vespertino a cada 300 dias. Nessa manhã, o planeta atinge o ponto mais alto no horizonte leste antes do nascer do Sol.

É a melhor época do ano para observar o planeta mais próximo de nós.

*Com informações Revista Galileu

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por