PAGAMENTOS

Banco Central promete opção de Pix via aproximação pelo celular; saiba mais

Presidente do BC, Roberto Campos Neto diz que autarquia está trabalhando para entregar em breve essa opção de pagamento

O Tempo
Publicado em 11/06/2024 às 14:31
Compartilhar

Anuncio do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (11), aponta que a instituição está trabalhando para disponibilizar em breve a opção de pagamento por Pix via aproximação no celular. Segundo ele, a ausência dessa funcionalidade faz com que muitas pessoas ainda prefiram usar o cartão de crédito em vez do Pix, o sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central.

"Na semana passada, percebemos que podemos implementar algo de forma muito rápida", afirmou Campos Neto durante o evento Valor's Emerging Tech Summit. "Estamos estabelecendo uma parceria com carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay. Em vez de cadastrar um cartão de crédito, você poderá cadastrar o Pix", completou.

Campos Neto também mencionou outras funcionalidades do Pix em desenvolvimento, como o Pix Agendado e o Pix Automático. "Para aquelas contas que você precisa pagar mensalmente, como Spotify e Netflix, você poderá usar o Pix Automático", explicou.

O presidente destacou os efeitos positivos do Pix na bancarização no Brasil e o aumento da inclusão nos serviços financeiros. Ele mencionou que o Pix está substituindo outros produtos bancários mais rapidamente do que o esperado inicialmente.

Campos Neto apresentou um gráfico que compara a velocidade de adoção do Pix entre a população brasileira com a de outros países que possuem sistemas de pagamento instantâneo. No Brasil, são realizadas duas transações por dia por pessoa bancarizada, quase quatro vezes mais do que na Índia. "É muito impressionante o que aconteceu aqui", comentou.

Ele também ressaltou que, inicialmente, o Banco Central acreditava que a adoção do Pix atingiria um platô rapidamente, o que não ocorreu. Quase quatro anos após seu lançamento no Brasil, o número de transações por pessoa continua a crescer. Atualmente, existem 740 milhões de chaves Pix ativas e 201,6 milhões de operações em um único dia. No total, 150 milhões de brasileiros e 14,5 milhões de empresas utilizam o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. "O Pix é uma realidade, mas é apenas o começo", concluiu Campos Neto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por