ARTICULISTAS

Falando de Criatividade

Quem é criativo? Você tem o poder de criar? O que é criatividade? A criatividade já foi...

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 12/11/2015 às 19:27Atualizado em 16/12/2022 às 21:21
Compartilhar

Quem é criativo? Você tem o poder de criar? O que é criatividade?

A criatividade já foi confundida com loucura. Diferente da maioria, o indivíduo criativo, portador de pensamentos críticos e questionadores, era isolado para não causar influência na sociedade.

Opostamente, a criatividade passou a ser considerada um dom de apenas poucos indivíduos, que a teriam mais desenvolvida que os demais, dentro de uma visão genética.

No senso comum, a criatividade está relacionada à criação de algo novo, à novidade. Percebe-se assim que as pessoas não foram preparadas para acreditar que todos poderiam ter algum tipo de criatividade.

Pesquisas têm demonstrado que a pessoa não nasce criativa, ela se torna criativa, já que esse processo envolve não só as características pessoais, mas também a influência do ambiente e os estímulos ou fatores inibidores ali presentes.

Atualmente, é reconhecida a existência de vários tipos de criatividade e o que se sabe é que esta existe em diversos graus e sob diversas formas, havendo diferença somente na quantidade de criatividade que cada pessoa possui. Duas formas diferentes de criatividade são classificadas, teoricamente, nos dias atuais: a criatividade cotidiana, Little-c, que se encontra presente em qualquer indivíduo, sendo aquele tipo de criatividade que permite às pessoas resolver problemas do dia a dia, os quais exigem ações criativas; e a alta criatividade, Big C, que é privilégio de um número reduzido de indivíduos, que obtêm destaque em alguma área de atuação. Tal criatividade seria aquela criatividade reconhecida socialmente, geralmente mais valorizada e divulgada como criatividade propriamente dita. Destaca-se a importância do reconhecimento da existência do conceito de Little-c, o qual tem possibilitado, aos pesquisadores e educadores, o reconhecimento e a análise das diferentes formas de expressão criativa, incluindo-se, por exemplo, a criatividade de crianças e adolescentes em idade escolar ou naqueles indivíduos que estão se iniciando em alguma área e ainda não tiveram oportunidade de ser reconhecidos. Assim, as distinções entre Big-C e Little-c mostram-se importantes tanto para a compreensão e valorização das contribuições notáveis e duradouras feitas por gênios em algum domínio, como também reconhecendo, ao mesmo tempo, as contribuições feitas por pessoas comuns.

O que é criatividade? É a capacidade de promover a realização pessoal e profissional dos indivíduos.

Em que tipo de criatividade você se encontra, Big-C ou Little-c?

(*) Psicóloga Clínica 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por