ARTICULISTAS

Exercício de cidadania

Definitivamente não será fácil levar todos os eleitores às urnas

Mário Salvador
Publicado em 28/09/2010 às 19:53Atualizado em 20/12/2022 às 04:07
Compartilhar

Definitivamente não será fácil levar todos os eleitores às urnas. Candidatos aos cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual têm muito trabalho pela frente, pois, às portas das eleições, ao lado de eleitores que já definiram seu voto, há muitos indecisos e outros tantos, simplesmente, descrentes na política.

Há eleitores optando por não votar este ano. Em geral, são aqueles que, pela idade, embora podendo, ainda não são obrigados a esse exercício de cidadania. E há ainda aqueles que preferem anular o voto. Estarão, nesse caso, cumprindo a lei, que manda votar, entretanto não farão opção por candidatos, por não terem conseguido encontrar aqueles que fossem ao encontro da ideologia com a qual comungam.

Para quem não quer votar ou pensa em votar nulo, seria interessante verificar o que o candidato que elegeu no último pleito eleitoral realizou de bom para a cidade, Estado ou Nação. Batalhou em favor dos menos favorecidos? Defendeu a causa dos aposentados? O que fez pela educação? Levantou o assunto na Câmara ou no Senado? Como parlamentar, como votou as proposições o Governo? E, uma vez que tenha sido bom político, que tenha trabalhado bem e honrado o mandato, não mereceria uma reeleição? Inclusive a boa experiência de um mandato anterior ajudaria num trabalho agora mais profícuo.

As decepções foram muitas e os cidadãos já não acreditam em tantas promessas, mas precisamos ponderar que é importante votarmos em algum candidato. Se for o caso, no que julgarmos menos ruim, para que outro não ganhe em razão de não votarmos.

O momento cívico nos convoca às urnas e nos proporciona uma oportunidade singular de escolhermos os rumos do Brasil. Soberanamente, nós, o povo, temos o poder de escolher os governantes que trabalharão por nós. Se errarmos, paciência. Novas oportunidades, por certo, ainda aparecerão. Participar das eleições é um exercício de cidadania. Nesse exercício, vale a luta por acertarmos no voto.

(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por