Pelo Vasco Roberto Dinamite conquistou o Brasileirão de 1974 e os estaduais de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992 (Foto/Instagram)
Um dos maiores ídolos da história do Vasco e do futebol brasileiro, Roberto Dinamite completaria 71 anos neste domingo, 13 de abril. Para homenagear o eterno craque, que faleceu em 2023, o clube promoveu uma grande celebração em São Januário neste sábado, antes da partida contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O tributo contou com um espetáculo de luzes, bandeirões, cânticos da torcida e camisas com patch exclusivo.
As homenagens começaram com um show de luzes, no qual todos os refletores do estádio foram apagados, deixando a estátua de Dinamite iluminada à beira do campo. Logo depois, familiares do ex-jogador entraram em campo e se uniram aos torcedores, que erguiam bandeiras e entoavam cânticos em tributo a Dinamite.
A torcida também participou intensamente, cantando “ah, é Dinamite”. Dois enormes bandeirões foram levantados, um deles com a imagem do ídolo em sua época de jogador, e a frase: "Dinamite Eterno".
Os atletas do Vasco também se juntaram à homenagem, usando uniformes com um patch ilustrando Dinamite. Esses uniformes serão leiloados em parceria com a Play For a Cause, com a renda destinada à comunidade da Cidade de Deus, favela vizinha ao CT Moacyr Barbosa.
Roberto Dinamite faleceu em 8 de janeiro de 2023, aos 68 anos, após uma luta contra um tumor no intestino, diagnosticado no final de 2021. Sua saúde piorou e ele foi internado no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.
Carlos Roberto de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias (RJ). Com apenas 17 anos, recebeu o apelido que o acompanharia por toda a carreira. Ao marcar seu primeiro gol pelo Vasco, na vitória por 2 a 0 contra o Internacional, a manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi: "Garoto-Dinamite explodiu".
Roberto marcou 708 gols em 1.110 partidas pelo Vasco, sendo 190 deles no Campeonato Brasileiro, o que o torna o maior artilheiro da história da competição. Em 2024, o artilheiro do Brasileirão passou a receber o Troféu Roberto Dinamite.