FOGÃO ALARGA LIDERANÇA

Palmeiras mostra limitações e só empata com Braga. Botafogo vence Athletico e amplia liderança

Agência Estado/Bruno Accorsi
Publicado em 06/10/2024 às 07:53
Compartilhar

Igor Jesus, aos 13 minutos do primeiro tempo, selou a vitória do Fogão, mais líder do que nunca (Foto/Vitor Silva/Botafogo)

Igor Jesus, aos 13 minutos do primeiro tempo, selou a vitória do Fogão, mais líder do que nunca (Foto/Vitor Silva/Botafogo)

A diferença do Botafogo para o Palmeiras na liderança do Brasileirão é novamente de três pontos. Depois de diminuir a desvantagem em relação ao rival carioca para um ponto no fim de semana passado, o time comandado por Abel Ferreira empatou sem gols com o Red Bull Bragantino neste sábado, no Nabi Abi Chedid, em jogo da 29ª rodada, enquanto os botafoguenses venceram o Athletico-PR em Curitiba.

Pouco produtiva na etapa inicial e melhor no segundo tempo, após as entradas de Estêvão, voltando de lesão, e Dudu, a equipe alviverde teve chances de fazer o gol da vitória na reta final, mas falhou nas conclusões. Por isso, fica com 57 pontos, na vice-liderança, contra 60 do Botafogo.

O Palmeiras teve o controle da bola desde o início do primeiro tempo, porém sem transformar o domínio em volume ofensivo. Entrou em campo invicto há sete partidas e encontrou um cenário bem diferente do esperado, frente a um Red Bull que havia vencido apenas dois de seus últimos dez jogos. Faltava ao meio de campo palmeirense ser mais criativo e ao ataque ser mais incisivo.

Raphael Veiga teve alguns lampejos, mas não funcionou bem durante a maioria das vezes em que foi acionado pelo lado direito, por onde Estêvão, que se recuperou de lesão na coxa e começou no banco, costumar brilhar com a camisa alviverde. Felipe Anderson contribuiu ainda menos, escondido do jogo, e Maurício também evitou assumir o protagonismo. Lá na frente, Flaco López perdeu um gol de cabeça após cruzamento certeiro de Veiga, em um dos raros lances que ofereceram algum perigo aos donos da casa.

RED BULL BRAGANTINO 0 X 0 PALMEIRAS

RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo Santos e Guilherme Lopes (Eric Ramires); Jadsom Silva (Raul), Lucas Evangelista e Lincoln (Douglas Mendes); Vitinho, Eduardo Sasha (Cavaleiro) e Henry Mosquera (Arthur Sousa). Técnico: Pedro Caixinha.

PALMEIRAS - Weverton; Giay (Marcos Rocha); Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista (Vanderlan); Aníbal Moreno, Richard Ríos (Gabriel Menino), Maurício (Rony), Raphael Veiga (Estêvão) e Felipe Anderson (Dudu); Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO - Bráulio da Silva Machado (SC).
CARTÕES AMARELOS - Giay e Richard Ríos (Palmeiras), Jadsom Silva, Cavaleiro e Eduardo Sasha e Cleiton (Red Bull Bragantino)
CARTÕES VERMELHOS - Gabriel Menino (Palmeiras) e Lucas Cunha (Red Bull Bragantino).
RENDA - Não disponível.
PÚBLICO - 10.147 presentes.
LOCAL - Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).


BOTAFOGO SUPERA ATHLETICO-PR E AMPLIA LIDERANÇA NO BRASILEIRÃO


Por Fábio Hecico

O Botafogo não vencia o Athletico-PR em Curitiba desde 2008, quando anotou 3 a 0. Tinha, no período, 11 derrotas e três empates. O desencanto veio em momento crucial do Brasileirão. Com gol de Igor Jesus, novidade na lista de convocados de Dorival Júnior para rodada das Eliminatórias, fez 1 a 0 neste sábado e ampliou sua vantagem na liderança para três pontos aproveitando empate sem gols do Palmeiras com o Red Bull Bragantino.

O resultado foi bastante celebrado, mas poderia vir com menos dose de sofrimento nos minutos finais. O Botafogo desperdiçou muitas chances em contra-ataques para ampliar e ficar em condição tranquila na reta final na Ligga Arena. Pecou na finalização e acabou levando alguns sustos. John trabalhou bem para evitar o pior.

Agora a equipe tem toda a parada da Data Fifa para descansar suas peças e se armar para receber o Criciúma, dia 18, uma sexta-feira, no Maracanã. A expectativa é de grande público para empurrar a equipe a mais uma vitória.

O Botafogo descansou alguns titulares e amargou um empate ruim com o Grêmio, por 0 a 0, na rodada passada, em Brasília. A necessidade do triunfo fora de casa fez Artur Jorge escalar força máxima pela manutenção da melhor campanha como visitante e da liderança.

Além dos descansados Alex Telles, Savarino e Igor Jesus, Gregore e Marlon estavam de volta após cumprir suspensão diante dos gaúchos, no Mané Garrincha, para reforçar o forte meio campo carioca.

Sob uma pressão inédita no Brasileirão, os jogadores do Botafogo entraram em campo na Ligga Arena conversando bastante. Depois da frustração da perda do título de 2023, não queriam saber de ser ultrapassados na liderança pelo Palmeiras no segundo ano seguido

Apesar do sufoco nos minutos finais, muito na base dos cruzamentos, a defesa botafoguense manteve-se intransponível para enorme festa pelo desencanto na casa do Athletico-PR após 16 anos.

ATHLETICO-PR 0 X 1 BOTAFOGO

ATHLETICO-PR - Mycael; Madson, Kaíque Rocha, Gamarra (João Cruz) e Esquivel; Gabriel (Praxedes), Erick, Cuello (Julimar) e Zapelli (Nikão); Canobbio e Mastriani (Di Yorio). Técnico: Lucho González.

BOTAFOGO - John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore (Allan), Marlon Freitas (tchê Tchê), Savarino e Almada (Danilo Barbosa); Luiz Henrique (Matheus Martins) e Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge.

GOL - Igor Jesus, aos 13 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Gregore, Tiquinho Soares e Danilo Barbosa (Botafogo) e Madson e Kaique Rocha (Athletico-PR).
ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza (SP).
RENDA - R$ 1.000.405,00.
PÚBLICO - 23.646 presentes.
LOCAL - Ligga Arena, em Curitiba (PR).

 JOGOS DE ONTEM (SÁBADO)
 

Athletico-PR 0 x 1 Botafogo

Bragantino 0 x 0 Palmeiras

Atlético-MG 2 x 2 Vitória

Bahia 0 x 2 Flamengo

Corinthians 2 x 2 Internacional

Cuiabá 2 x 0 São Paulo

Vasco 1 x 1 Juventude

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por