O técnico Mano Menezes convocou ontem, no Hotel Sheraton São Conrado, no Rio de Janeiro, 22 jogadores da Seleção Brasileira para um período de treinamento em setembro, em Barcelona, na Espanha. O técnico convocou só jogadores que atuam no exterior, já que seus clubes não estarão em atividade por conta dos amistosos das seleções europeias nas datas FIFA, e evitou assim prejudicar os clubes brasileiros na disputa do Campeonato Brasileiro.
Mano Menezes preferiu reunir a seleção para um período de treinamento, ao invés de amistosos contra adversários que no momento não acrescentariam no aspecto técnico, e vai aproveitar o período para realizar dois jogos-treinos e três treinamentos.
Nos dois jogos-treinos, o técnico escalará duas equipes diferentes, mas já com a ideia do esquema tático definido, tendo em vista a base posta em prática no amistoso contra os EUA. “A linha de trabalho está estabelecida e a ideia é mantê-la. Logicamente que o futebol nos obriga a fazer alguns ajustes, com uma maior sequência de jogos, mas vamos procurar manter o que foi feito em campo com sucesso diante dos Estados Unidos”, disse o treinador.
Um jogo-treino, no dia 5 de setembro, já está acertado – o outro, provavelmente será disputado no dia 7 de setembro, o que será definido com a viagem do supervisor Guilherme Ribeiro, antes de todo o grupo viajar para Barcelona.
Na lista divulgada por Mano Menezes, seis jogadores têm idade olímpica - Alexandre Pato, André, Douglas Costa, Philippe Coutinho, Rafael e Sandro – e dois não passaram pela seleção principal, Douglas Costa e Philippe Coutinho, mas que já estiveram nas seleções de base.
Veja a lista dos convocados:
Goleiros: Gomes (Tottenham) e Diego Alves (Almería)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), André Santos (Fenerbahçe) e Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros: Alex (Chelsea), David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander) e Thiago Silva (Milan)
Volantes e meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Douglas Costa (Shakhtar), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas (Liverpool), Philippe Coutinho (Inter de Milão), Ramires (Chelsea) e Sandro (Tottenham)
Atacantes: Alexandre Pato (Milan), André (Dínamo de Kiev), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City)